Para o engenheiro hidrólogo do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Ademar Cordero, é necessário garantir que todas as estruturas de contenção de cheias estejam em pleno funcionamento para reduzir os danos no Vale do Itajaí se a previsão de chuvas causadas pelo El Niño nesta primavera realmente se concretizar.
Continua depois da publicidade
::: Blumenau se prepara para enfrentar eventos climáticos causados pelo El Niño
::: Iminência do El Ninõ na primavera põe à prova sistemas de prevenção em SC
– A enchente não espera ninguém. Estamos sob influência do El Niño e corremos esse risco. Sabemos que chove acima do normal, mas quanto e onde vai chover ainda ninguém sabe, mas o Vale precisa estar preparado.
O secretário estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, garante que as três barragens da região vão operar normalmente se for necessário e ressalta a boa estruturação do órgão no Estado e a importância da divulgação das informações que são repassadas a partir das imagens geradas pelo radar de Lontras:
Continua depois da publicidade
– O foco da Defesa Civil neste momento é manter um bom serviço de informação e orientação nas comunidades. O radar de Lontras é fundamental para fornecer avisos meteorológicos a curto prazo e está 100% em funcionamento.