Cerca de mil vagas da Zona Azul começaram a operar nesta quinta-feira, 15, no bairro Estreito, em Florianópolis. Segundo a secretaria de Mobilidade Urbana, responsável por administrar o sistema, o objetivo é dar maior rotatividade às vagas e consequentemente trazer uma melhora na mobilidade do local.
Continua depois da publicidade
Atenção ao usar as vagas da Zona Azul na Capital
Acompanhe todas as notícias do Trânsito 24 Horas
A chegada dos sistema divides opiniões entre moradores e comerciantes do bairro. O proprietário de uma lanchonete próximo na rua Líbia Cruz, Adair dos Santos Amarante, reclamou que não ficou separada ao menos uma vaga para que ele possa estacionar em frente ao estabelecimento:
Continua depois da publicidade
— Eu entendo que precisa ter, mas acho que deveria ter direito a uma vaga, como ficou na frente das casas. Não sei como vou gastar todo os dias R$ 20 para parar o carro — reclamou.
Alessandra Fortes Nunes, que trabalha na rua Santos Saraiva, conta que há sabia que a Zona Azul iria começar a operar no bairro, mas quando chegou, por volta das 8h desta quinta, não viu nenhum monitor por perto para comprar o crédito e acabou deixando sem:
— Agora que vi a moça vim aqui para comprar, mas já tinha uma notificação. Ela já me explicou e me cadastrei para colocar créditos, para não acontecer mais. De modo geral acho que é bom, vai se mais tranquilo de conseguir uma vaga.
Continua depois da publicidade
Há 11 anos o gerente de loja Max Aurélio Fernandes trabalha na rua Fúlvio Aducci, e acompanhou de perto o crescimento da região. Ele acha que o sistema é necessário, mas não em todas as ruas:
— Na Beira-Mar, por exemplo, acho que não precisava, porque ali é um lugar que as pessoas vão para lazer, vão ter que se preocupar em pagar, com o tempo. Mas para quem vai no comércio acho que fica melhor para achar uma vaga. Vamos ver com o tempo — disse.
30 ruas com o sistema
No total, mais de 30 ruas passam a operar com o novo sistema de estacionamento pago. Entre elas, todas as vagas de estacionamento da Beira-Mar Continental. As vagas serão operadas de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. O tempo de permanência máximo permitido nas áreas em azul será de duas horas e cinco horas em área branca. Os motoristas têm a opção de comprar os créditos diretamente com os monitores, nos pontos de venda, pelo site e aplicativo de celular. Parquímetros não serão instalados no Estreito.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Dilzon Manoel da Costa Filho, a comunidade vinha sendo avisada da implantação, que é uma necessidade na cidade:
— Hoje foi o primeiro dia, ainda não tivemos o retorno da ouvidoria, mas tudo pode ser adaptado. Estamos estudando a implementação também em outras áreas da cidade, em Coqueiros, na Trindade e algumas áreas balneares — finalizou.