Todos sabemos que a Zona Azul (para estacionamento de veículos na Capital) tem vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, certo? O que nem todo mundo sabe é que essas vagas só podem ser ocupadas por motoristas cadastrados e que possuam o cartão de autorização.

Continua depois da publicidade

Parar nessas vagas sem o respectivo cartão visível no veículo é infração leve, com multa de R$ 53,20 e três pontos na CNH – ainda que o condutor tenha adquirido e preenchido o cartão normal de estacionamento rotativo. O Código de Trânsito Brasileiro prevê ainda a remoção do veículo.

O que fazer então?

Maiores de 60 anos devem comparecer à Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, na Rua Deodoro, 209, térreo, levando cópias da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência. Já pessoas com deficiência devem entrar em contato com a Aflodef – Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, na Rua Rui Barbosa, 708, Agronômica, e pedir um ofício de encaminhamento.

Continua depois da publicidade

Depois é preciso comparecer ao IPUF para a emissão do cartão. Nesse caso, para mais dúvidas, ligue para (48) 3228-2591. O serviço é de graça. Ah, os portadores do cartão de idoso pagam regularmente para estacionar; já o estacionamento para quem tem o cartão de pessoa com deficiência é gratuito.

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face