O YouTube tirou do ar um dos vídeos do canal da campanha de Tiririca (PR), candidato a deputado federal por São Paulo, nesta quarta-feira, após reivindicação de direitos autorais pela EMI Songs.
Continua depois da publicidade
O motivo da notificação da editora ao site de vídeos é a paródia da música “O portão”, de Roberto e Erasmo Carlos. “Eu votei, e de novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar”, diz a letra da trilha da campanha que foi veiculada na terça-feira.
No lugar do vídeo, no canal do candidato no YouTube, aparece a seguinte mensagem: “Este vídeo não está mais disponível devido à reivindicação de direitos autorais EMI SONGS DO BRASIL EDIÇÕES MUSICAIS LTDA”. Zero Hora entrou em contato com o PR-SP, que informou que não se pronunciará sobre o assunto, e com a editora EMI Songs, que não retornou até o horário de publicação da matéria.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
No vídeo, que ainda pode ser encontrado em outros canais, Tiririca aparece de terno branco e com uma peruca que lembra os mullets do “rei”. O candidato está sentado diante de uma mesa e faz comentários sobre os bifes que estão em sua frente – piada que faz referência ao comercial de um frigorífico que Roberto Carlos, notório vegetariano, protagonizou há alguns meses:
– Que bifões, bicho. Com certeza. Tiririca, 2222. Com certeza.
A cena se repete duas vezes, e o vídeo acaba com uma longa risada. Assista:
Polêmica das biografias
Roberto Carlos já protagonizou outra discussão relacionada ao direito dos artistas: a extensa polêmica entre o rei e o escritor Paulo César Araújo, que teve a biografia não autorizada Roberto Carlos em Detalhes retirada das livrarias em 2007. Em maio deste ano, o cantor entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para poder participar das discussões do processo de publicação de biografias no Brasil.
Gil, Roberto e Erasmo divulgaram vídeo sobre a questão das biografias: