Os corpos de 41 migrantes mortos afogados tentando chegar à Europa foram encontrados em uma praia de Sabrata, cidade costeira do oeste da Líbia, informou neste domingo à AFP uma fonte local dessa cidade.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Migrantes de barco que naufragou viajavam amontoados como ‘em trens de Auschwitz’
Artilharia pesada Líbia bombardeia Estado Islâmico em Sirte
– Um grupo de voluntários recuperou neste sábado os corpos de 41 migrantes que se afogaram e depois terminaram na praia de Sabrata” (70 km a oeste de Trípoli) – indicou à AFP um responsável do órgão de imprensa do conselho local da cidade.
Continua depois da publicidade
Segundo o funcionário, a equipe de voluntários “trasportou os cadáveres ao centro de medicina legal para coletar mostras de DNA, antes de serem registrados e depois enterrados”.
– Achamos que essas pessoas se afogaram há cinco ou seis dias – considerou a fonte, que pediu anonimato.
Pelas condições marítimas mais favoráveis, vários milhares de migrantes tentam desde a primavera (boreal) cruzar o Mediterrâneo, colocando suas vidas em risco.
O conselho local de Sabrata formou recentemente uma equipe de voluntários para recuperar os corpos de migrantes que chegam às praias e pediu aos moradores que informem sobre a presença de corpos no litoral.
Continua depois da publicidade
– Encontramos regularmente um ou dois corpos, mas 41 em um dia é excepcional – afirmou o funcionário.
Desde 2014, mais de 10.000 migrantes morreram ou foram considerados desaparecidos tentando chegar à Europa pelo mar, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
*AFP