Contribuir para a felicidade dos outros é a melhor maneira de se sentir satisfeito. É comum ouvir esta frase dos voluntários de Joinville. As 39 associações registradas na Casa dos Conselhos da Secretaria de Assistência Social, juntamente com as 34 organizações sem fins lucrativos (ONGs) cadastradas na Associação Joinvilense de Obras Sociais (Ajos) formam um grupo de 73 entidades sociais que atuam na cidade.
Continua depois da publicidade
Jogadores do JEC visitam crianças do Hospital Infantil
A vontade de ser solidário, a sensação de bem-estar, de utilidade e de gratificação pessoal são as motivações de quem se torna um voluntário. Situação oposta à das pessoas que evitam exercer o voluntariado por falta de tempo ou não sabem onde obter informações sobre o tema ou instituição que ofereça esse tipo de trabalho.
A contadora Angelita Saudade Fantinelli, de 50 anos, não reclama da falta de tempo. Ela trabalha oito horas em um escritório de contabilidade e ainda arruma espaço na agenda para se dedicar ao Centro de Valorização da Vida (CVV) quatro horas por semana. Angelita é atendente e faz esse trabalho desde abril.
Continua depois da publicidade
– É uma questão de prioridade. Se você colocar o objetivo de ajudar os outros em primeiro lugar, arruma tempo. Também é fundamental a pessoa escolher um trabalho voluntário que ela tenha predisposição de fazer. Eu tenho o dom de ouvir, me sinto útil quando consigo fazer a pessoa desabafar e se sentir melhor consigo mesma – relata.
A unidade do CVV em Joinville foi fundada em janeiro de 2014. Sua principal iniciativa é o programa de apoio emocional realizado pelo telefone ou pessoalmente no posto. O serviço é gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis a outra pessoa em uma conversa de ajuda. Angelita soube do serviço por meio de uma amiga que é voluntária em outra cidade. Um das exigências para ser voluntário é a de ter a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
Angelita trabalha às sextas-feiras à noite e nos finais de semana por escala. Ela diz que, em média, costuma atender a duas ligações por turno de trabalho. A interação funciona por meio de perguntas, mas o atendente não pode aconselhar. O aprendizado de ouvir as pessoas é diário, lição que Angelita leva para a vida. A partir do trabalho voluntário, ela confessa ter ficado mais paciente.
Continua depois da publicidade
O anonimato é um ponto fundamental para o CVV. Os voluntários não permitem que as pessoas se identifiquem. O posto funciona todos os dias das 7h30 às 11h30 e, nas sextas, das 7h30 às 11h30 e das 19 às 23 horas. Ao todo, oito voluntários trabalham no local. Para fazer parte da equipe do CVV, basta entrar em contato pelo telefone 3422-0800 ou discar para o 141 (nacional)
Participação não tem idade
Para trabalhar como voluntário, não há um limite de idade. O estudante Regis Giongo, 20 anos, fez um intercâmbio social para a Colômbia por meio da organização de estudantes Aiesec.
– Posso dizer que essa ação social marcou a minha vida. Eu era um Regis totalmente alienado antes de conhecer a realidade das crianças que visitei nas instituições – diz.
Continua depois da publicidade
O estudante ficou três meses na cidade de Medellín, na Colômbia, visitando diariamente crianças em 25 ONGs da região. O objetivo era incentivar as crianças a iniciar e continuar os estudos por meio de conversas sobre diferentes culturas, entre elas, a brasileira. Além das atividades culturais, Regis juntou-se a outros intercambistas e deram presentes às crianças no Natal.
Dessa interação, resultou uma amizade com um menino de nove anos ao qual Regis dá aula de língua portuguesa a distância. O garoto deseja conhecer o Brasil e aprender a jogar futebol.
– Foi o caminho que eu encontrei para ele voltar para escola e se interessar em estudar – afirma.
Continua depois da publicidade
A Aiesec de Joinville envia aproximadamente cem intercambistas para os mais diversos países. A única exigência é ser universitário. Regis pretende fazer o próximo intercâmbio para a Ásia em dezembro deste ano.
– Posso dizer que aprendi uma língua nova (no caso, o espanhol), conheci lugares diferentes, mas também incentivei as crianças a acreditarem nos seus sonhos. Enfim, consegui levar um pouco de esperança – comenta Regis.
Mutirão para fazer enxovais
Um grupo de 60 voluntárias conhecidas como “mutiretes” confecciona enxovais para recém-nascidos de mães carentes de Joinville. Por mês, são feitos em torno de 60 kits. Eles são entregues às famílias carentes na Maternidade Darcy Vargas, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e nos centros de referência em atendimento social (CRAS). As únicas exigências para ter direito são ser gestante carente e fazer o acompanhamento pré-natal.
Continua depois da publicidade
O Mutirão do Amor é uma associação beneficente que funciona há 32 anos e já ajudou mais de 20 mil crianças. Uma das voluntárias mais antigas e a que supervisiona o processo de confecção é Marilene Hattenhauer, 60 anos. Ela exerce o voluntariado na instituição há 14 anos e diz que o ato de ajudar o próximo é benéfico para a saúde.
– Quando iniciei o trabalho, estava deprimida em casa e não me sentia muito bem. Agora sou mais saudável e feliz – diz.
Tamara Roza, 67, iniciou o trabalho depois que ficou viúva, há dois anos. Começou por meio de indicação de uma amiga. Enquanto costura um babador de estrelas azuis para um menino, Tamara reforça sua convicção:
Continua depois da publicidade
– Aqui a gente ajuda o próximo e ainda se diverte. Para mim, é uma terapia. Vale mais do que ganhar dinheiro – ressalta.
A aposentada e a companheira de mesa de Tamara, Miriam Zatta, 57, comenta que é a novata do grupo, entrou há três meses, mas já se sente em casa.
– A gente conversa, ri e ajuda os outros. Tem coisa melhor? – brinca Tamara.
A associação está localizada no bairro Saguaçu e o telefone para contato é o da presidente Mery Paul: (47) 9984-8219.
Continua depois da publicidade
Dia Nacional do Voluntariado
Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade. O dia 28 de agosto é celebrado anualmente.
Benefícios do trabalho voluntário para quem o realiza
– Melhora a saúde mental e física
– Cria novas amizades
– É um passatempo
– Proporciona prazer
– Mantém a pessoa ativa
– Desenvolve suas habilidades
– Permite adquirir novos conhecimentos
– Aumenta as chances de conseguir um trabalho pago
Confira as principais entidades sociais de Joinville
Assistência e Promoção Social exército de Salvação (APROSES)
Centro Integrado João de Paula
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens
Endereço: XV de novembro, nº. 3165, Vila Nova
3453-0588
Associação Água da Vida-Lar Emanuel
Serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes: Serviços de proteção Social Especial de Alta Complexidade
Padre Roma, nº 339, Jarivatuba
3436-2999
Associação Beneficente Bakhita
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes na modalidade de Proteção Social Básica
Continua depois da publicidade
Pref. Helmuth Fallgatter, nº. 1925, Boa Vista
3432- 0704
Associação Beneficente dos Inativos e Pensionistas de Joinville – ABIP
Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, na modalidade de Proteção Social Básica.
Urussanga, nº. 864, Bucarein
3422-0908
Associação Beneficente Evangélica de Joinville – ABEJ
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos/as na modalidade de Proteção Social Básica.
Blumenau, nº 123, Centro
3451-3333
Associação Beneficente Renascer
Serviço de Acolhimento Institucional: Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade
Deputado Lauro Carneiro de Loyola, nº. 836, Iririú
3427-7910
Associação Centro Evengélico de Educação, Cultura e Assistência Social – CEEDU
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes na modalidade Proteção Social Básica
Continua depois da publicidade
Procópio Gomes, nº 1080, Bucarein
3433-4374
Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos com crianças, adolescentes e suas famílias na modalidade Proteção Social Básica
Jaguaruna, nº 13, Centro
3431 1112
Associação de Amigos das Crianças do Lar Abdon Batista
Serviço de acolhimento para crianças e adolescentes: Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Afonso Penna, nº. 680, Bucarein
3422-6944
Associação de Amigos do Autista – AMA
Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com Deficiências e suas família
José Gerardt Rolin Filho, nº. 185, Bom Retiro
3425-5649
Associação de Moradores do Bairro Bucarein
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos na modalidade de Proteção Social Básica
Continua depois da publicidade
Calixto Zattar, nº 120, Bucarein
9108-8282
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Joinville – APAE
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias
José Elias Giuliari, nº. 111, Boa Vista
3431-7400
Associação de Reabilitação da Criança Deficiente – ARCD
Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e a promoção à vida comunitária no campo da Assistência Social
Avenida Hansen, nº. 1.118, Adhemar Garcia
3489-9200
Associação de Síndrome de Down de Joinville – ADESD
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias
Osni Garcia, nº 65, Bairro Bucarein, Bucarein
3423- 2102
Associação Diocesana de Promoção Social – ADIPROS
Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade na modalidade de acolhimento institucional para idosos- “Lar do Idoso Betânia” Sede administrativa Jaguaruna, nº. 147. Rua Doutor Plácido Olímpio De Oliveira, 565 (Idosos) Rua Horst Werner, 861 (Crianças e Adolescentes), Centro
3451-3715
Associação Essência de Vida
Serviço de Acolhimento Institucional para adultos e famílias na Modalidade de Atendimento em Unidade Institucional voltada para Pessoas em Situação de Rua
Continua depois da publicidade
Sede administrativa: Av. Getúlio Vargas, 500, Bucarein
Endereço do Serviço: Rua: Adolar Kasulke, nº 49, Araquari
3028-3357
Associação dos Deficientes Físicos de Joinville – ADEJ
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias
José Elias Giuliari, nº. 95, Boa Vista
3433 6355
Associação Ecos de Esperança
Serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes: Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade
End.: Rua Luiz Brockmann, nº. 89, América
3423 0104
Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
Serviço de Defesa de Direitos
Princesa Izabel, nº. 438, Centro
3026 8000
Associação Fraterna Arca da Aliança
Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias na modalidade Casa de Passagem
Urussanga, nº. 545, Bucarein
3433-9894
Associação Joinvilense p/ Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias
Jornalista Hilário Muller, nº. 276, Floresta
3436-3126
Associação Joinvillense de Organizações Sociais – AJOS
Serviço de Assessoramento de Assistência Social
Mario Lobo, nº 106 sala 154, Centro
3422- 5811
Associação para Integração Social de Crianças e Adolescentes Especiais – APISCAE
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias e Serviço Resolução CNAS 33 e 34/2011.
Desembargador Nelson N. Guimarães, nº 529, Atiradores
3422-9525
Centro comunitário Costa e Silva
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos na modalidade de Proteção Social Básica
Continua depois da publicidade
Sanhaçu, nº. 225, Costa e Silva
34180293
Centro de Estudos e Orient. Da Família – CENEF
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos/as, na modalidade de Proteção Social Básica
Urussanga, nº. 444, Bucarein
34227033
Centro de Integração Empresa- Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE
programa socioassistencial ciee/aprendiz
Rua Ministro Calógeras, 733, Centro
Conselho Comunitário do Bairro Iririu
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos
Tuiuti, nº. 1010, Iririú
3427 1788
Conselho comunitário do Bairro Itaum
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos na modalidade de Proteção Social Básica
Arlindo Pereira de Macedo, nº 225, Itaum
34360481
Fundação 12 de Outubro
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos na modalidade de Proteção Social Básica
Continua depois da publicidade
Av. Cel. Procópio Gomes, nº. 669, Bucarein
3441-3113
Fundação Pe. Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes; Serviço de Acolhimento Institucional – Modalidade Abrigo
Da Solidariedade nº. 100, Itinga
3465-0165
Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social
Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para idosos na modalidade de proteção social básica.
Maracujá, nº. 620, Boa Vista
3439-3486
Instituição Bethesda
Serviço de Acolhimento Institucional para idosos na modalidade de Proteção Social Especial de Alta Complexidade
Continua depois da publicidade
Conselheiro Pedreira, nº. 624, Pirabeiraba
3121-6150
Instituto Amar
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 06 à 15 anos e Serviço de Capacitação Socioprofissional na modalidade de Proteção Social Básica
Recreativa da Antarctica, nº 301, América
3433-9857
Instituto Consulado da Mulher
Assessoramento no âmbito da Assistência Social
Estrada Dona Francisca, 7173 – Estr. Dona Francisca, 7173 – Zona Industrial Norte
3803-4896
Instituto de Reabilitação do Potencial Humano – IRPH
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias modalidade Proteção Social Básica
Tupy, nº. 2315, São Marcos
3454-0511
Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias na modalidade Proteção Social Básica.
Continua depois da publicidade
Av. José Vieira, 315, América
34224070
Instituto Joinvillense de Educação e Assistência – Centro Educacional Dom Bosco
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com adolescentes, jovens e suas famílias.
Sombrio, nº. 15, Saguaçú
3435-5617
Legião da Boa Vontade
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças, Adolescentes, Jovens e suas famílias na modalidade Proteção Social Básica.
Haiti, nº. 291, Itaum
3454-2111
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos/as, na modalidade de Proteção Social Básica.
Borba Gato, nº. 26, Atiradores
3026-6506
Albergue de Integração Social “Um Novo Dia”
Reabilitação de dependentes químicos; Assistência familiar e a co-dependência; Apoio comunitário com agentes de saúde; Distribuição de cestas básicas.
Continua depois da publicidade
Rua Dílson Funaro, 55 _ Parque Juquiá _ Ademar Garcia
3466 6912
Associação Beneficente Bakhita
Educação Infantil de 2 a 5 anos e 11 meses.
Rua Helmuth Falgatter, 1925, Boa Vista.
3432 0704
Associação Beneficente Renascer
Casa de atendimento e acolhimento para gestantes em situação de risco ou vulnerabilidade social, bem como seus filhos, menores de 18 anos.
Rua Dep. Lauro Loyola, 265, Iririú
3227 7910
Associação Casa do Adalto Apoio às Crianças e Adolescentes com Neoplasia
Oferece apoio às crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, por meio de programa de hospedagem, de atividades de cultura e lazer, apoio social e ações voluntárias.
Rua Carlos Willy Boehn, 572, Costa e Silva
3438 1629
Associação Centro Evangélico de Educação, Cultura e Assistência Social – CEEDUC
Rua Cerro Azul, 888, Nova Brasília
3433 4374
Associação das Damas de Caridade da Catedral
Atendimento a famílias e doação de roupas, cesta básica, utensílios domésticos e kits de higiene e limpeza.
Continua depois da publicidade
Av. Juscelino Kubitschek, anexo a catedral, Centro
3433 3459 Sec. Catedral
Associação de Amigos do Autista – AMA
Realiza atendimento educacional especializado para pessoas com transtorno invasivo do desenvolvimento do tipo autista. Realiza palestras informativas na comunidade e orientações conforme a necessidade das famílias.
Rua José Gerard, 185, Bom Retiro
3425 5649
Associação Diocesana de Promoção Social – ADIPROS
Grupos de Convivência para a 3ª Idade, Casa de Acolhida para Egressos _ Casa Dom Gregório, Casa de Alimentação _ São Judas Tadeu, Serviço de Acolhimento Institucional _ Lar do Idoso Betânia, Centro Dom Helder _ Acolhida e Capacitação de Jovens.
Rua Jaguaruna, 147 – Centro
3451-3715
Associação de Síndrome de Down de Joinville – ADESD
Atendimento pedagógico, fonoaudiológico, terapia ocupacional, grupo de orientação para pais e comunidade, grupo de amigos. Atividades de adaptação do meio líquido a partir de 08 meses.
Continua depois da publicidade
Rua Osni Garcia, 65, Bucarein.
3423 2102
Associação dos Deficientes Físicos de Joinville – ADEJ
Atendimento às pessoas com deficiência física em: Fisioterapia, Terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, hidroterapia, massoterapia e inclusão social e no mercado de trabalho.
Rua José Elias Giuliari, 95, Boa Vista.
3433 6355
Associação Essência de Vida
Tratamento regime de internação para dependentes químicos. Realiza campanhas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, palestras,campanhas informativas, orientação para famílias e recuperação por meio de terapias em grupo. Atende à faixa etária acima de 12 anos e somente sexo masculino.
Av. Getúlio Vargas, 500 sala 8, Galeria Oscar
3028 3357
Associação Joinvilense de Apoio e Inclusão de Crianças Especiais – AJAICE
Apoio e inclusão social de crianças e adolescentes (de 06 a 20 anos) portadores de necessidades educacionais especiais e suas famílias.
Continua depois da publicidade
Rua: Salgado Filho, 27 Saguaçú
3454-4816
Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI
Alfabetização Braille, Oficinas, Informática, Atividades da Vida Pessoal, Atividades da Vida Diária, Terapia Ocupacional Desenvolve atividades de reabilitação e integração social, alfabetização e acompanhamento escolar, bem como serviços de terapia ocupacional. Atende todas as idades.
Rua Jornalista Hilário Muller, 276, Floresta
3436 3126
Associação Multiplicadora de Pesquisa, Ensino e Resgate em Emergência – AMPERE
Promove capacitação profissional e humana à pessoas que passaram por reclusão (penitenciária); concientização e capacitação em primeiros socorros; cursos e reforço escolar (crianças).
Rua Iguaçú, 151, 2º Andar, Saguaçú
3027 5758
Associação OPÇÃO DE VIDA
Oferece programa terapêutico de adesão voluntária. Comunidade Terapêutica, Centros de Internação Provisória CIP Joinville e Blumenau, Casas de Semiliberdade de Joinville e Blumenau e Centro Especial de Proteção aos Adolescentes
Continua depois da publicidade
Rua Waldemiro José Borges, 2055 – Itinga
3453-2379
Associação para Integração Social de Crianças e Adolescente Especiais – APISCAE
Promove reabilitação, capacitação e inclusão no mercado de trabalho, desenvolvimento das potencialidades, autonomia e fortalecimento de vínculos familiares à pessoas com deficiência. Atende à faixa etária de 7 a 21 anos.
Rua Desemb. Nelson Nunes Guimarães, 529, Atiradores.
3422 9525
Associação Santa Luiza de Marilac
Atendimento ao idoso acima de 65 anos em situação de risco ou vulnerabilidade social por meio da doação de cestas básicas e medicamentos.
Rua Diringshoffen, 745/401, Anita Garibaldi
3433 7526
Banco de Olhos de Joinville
Captação de córnea para transplante; campanhas e palestras de conscientização para doação.
Avenida Getúlio Vargas, 238, Centro.
3433 3431
Casa da Amizade das Famílias de Rotarianos de Joinville
Atendimento a gestante em situação de vulnerabilidade social, por meio de palestras, cursos de culinária.
Continua depois da publicidade
Rua XV de Novembro, 1529, Gloria.
3422 6325
Casa da Mãe Sônia
Doação de cesta básica, agasalho, curso para gestante
Rua Petrolândia, 120 Loteamento, São Benedito
3801-3897
Centro de Educação Infantil Recanto dos Querubins
Atendimento de educação infantil para crianças de 1 a 5 anos e 11 meses.
Rua Deputado Paulo Stuart Writh, 40, Jardim Sofia
3467 0887
Centro de Estudos e Orientação da Família – CENEF
Atendimento psicológico, psicopedagógico e fonoaudiólo, orientação jurídica e assistência social à famílias; Centro de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos.
Rua Urussanga 444, Bucarein
3422 7033
Centro Educacional Conde Modesto Leal
Atendimento Berçário ao Ensino Fundamental (de 04 meses a 10 anos).
Rua São Paulo, 1000, Bucarein
3029 1010
Círculo Operário de Joinville
Cursos profissionalizantes: cabeleireiro, corte e costura, informática, manicure, depilação, pintura em tecido, tricô e crochê e violão.
Rua Inácio Bastos, 241 _ Bucarein.
3455 2285
Complexo Assistencial Lar Espírita Maria de Nazareth
Centro educação infantil de 2 a 6 anos e abrigo provisório para crianças, que recebem acompanhamento psicológico e pedagógico.
Continua depois da publicidade
Rua Adolfo Bezerra Menezes, 444, Porto Grande, Araquari
3452 2108
Grupo de Apoio à Vida – GAVI
Atendimento individual e familiar a pessoa vivendo com HIV/AIDS, doações, palestras de orientação, grupo de geração de trabalho e renda.
Rua Aluísio Pires Condeixa, 2700 _ Saguaçú
3027 7458
Grupo de Voluntárias do Hospital Municipal São José
Visitas aos pacientes do hospital, doações e brechó.
Avenida Getúlio Vargas, 238, Centro.
3441 6665
Instituto de Reabilitação do Potencial Humano – IRPH
Atendimento socioassistencial e multiprofissional para pessoa com deficiência e sua família; Grupo de convivência para cuidadores.
Rua Tupy, 2315, São Marcos.
3454 0514
Legião da Boa Vontade – LBV
Desenvolvimento de oficinas e projetos para crianças, adolescentes e suas famílias.
Rua Haiti, 291 – Itaum
3465 1082
Mutirão do Amor – Sociedade Beneficente
Doação de enxoval de bebê.
Rua Otto Boehm, 1.111 apto 601, Atiradores.
3804 1675
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville
Atendimento médico, Ambulatório, psicológico, palestras, benefícios e bazar.
Rua Borba Gato, 26, Atiradores.
3026 6506
Sociedade Espírita de Joinville – SEJ
Atendimento a famílias, doação de cesta básica, roupas, enxoval e ações comunitárias no bairro Morro do Amaral.
Continua depois da publicidade
Rua Paraná, 77 _ Anita Garibaldi.
9119 9125
Sociedade Espírita Luz do Oriente SELO
Cursos e palestras e distribuição de cestas básicas.
Rua Gen. Div. Euclides P. Bueno, 379, Loteamento Lino Rech II, Paranaguamirim
3427 0030
Sociedade Pavilhão da Caridade / C.E.I. Maria Ofélia Guimarães
Atendimento a crianças de 1 a 5 anos e 11 meses e benefícios
Rua Marabá, 293 Floresta
3426 8303