Diversão, arte e cultura fazem parte das atividades do Projeto Viver SC que estão sendo desenvolvidas das 10h às 15 horas desta sexta-feira, na Travessa Brasil, em frente a Escola Marechal Bormann, em Chapecó.

Continua depois da publicidade

Projeto Viver SC promove atividades artísticas em Chapecó nesta sexta-feira

O Viver SC é um projeto do Diário Catarinense que pretende valorizar a cultura do estado e as pessoas que fazem a diferença em Santa Catarina.

O artista Digo Cardoso foi convidado para fazer um painel com grafitagem num dos muros da escola. O painel terá seis metros de largura e 2,5 metros de altura. Digo utilizou uma imagem que é característica de seu trabalho, a Demetra, inspirado na filha Ana Alice, que hoje completa 11 anos, e que teve o nome escolhido também pelo filho Matheus, de oito anos. O nome lembra uma personagem do filme A Hora da Aventura, e também o amigo Demétrio Panarotto, da banda Repolho.

– Os três pilares do meu trabalho são o cotidiano, os filhos e folclore – explicou o artista.

Continua depois da publicidade

Demetra traz também alguns elementos da cultura brasileira. A roupa colorida é uma inspirado nos bonecos de Olinda-PE.Digo Cardoso também vai utilizar elementos de desenhos dos alunos da Escola Marechal Bormann.

A professora de Artes Vera Prigol disse que a atividade foi desenvolvida com alunos do oitavo ano do ensino Fundamental até o terceiro ano do ensino Médio.Ente as imagens estarão a Arena Condá e a Catedral Santo Antônio.

– Escolhi alguns elementos mas vou preservar os traços deles – explicou Digo.

A coordenadora do Viver SC, Maria Petry, disse que o painel é um legado que o projeto pretende deixar como uma homenagem para a cidade.Também foram desenvolvidas atividades em parceria com o Sesc, que disponibilizou jogos, cama elástica e pintura.

Camilly Gonçalves, de sete anos, gostou de pintar as figuras dos ¿monstrinhos¿, personagens de uma campanha educativa da RBS. Anthony Gabriel Martins Figueiró e Jefferson Pablo dos Santos Trevelin, que também tem sete anos e estudam no Marechal Bormann, gostaram do ¿jogo da velha gigante¿.

Continua depois da publicidade

-É bem legal, já pintei, joguei e comi algodão doce – disse Figueiró.

A professora Darliana Dallemole disse que os alunos adoraram as atividades.

– Teve alunos que disseram que era o melhor dia da vida – declarou.

Ela avaliou que a atividade foi uma oportunidade da escola sair de seus muros e participar de atividades lúdicas mas também educativas.

No dia 16 o Viver SC estará em Blumenau.