A maratona de vistorias de 9 mil imóveis em Joinville, que terão a ligação com a rede coleta de esgoto disponível verificada, começa nesta terça, anunciou a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O órgão divulgou segunda-feira um cronograma: os técnicos começarão no bairro Saguaçu e partirão para América, Atiradores, Costa e Silva e Glória.

Continua depois da publicidade

O contrato de R$ 348 mil com a empresa Podar Empreiteira foi firmado em outubro para durar nove meses. O acordo prevê metade dos 18.090 imóveis que nesta terça deveriam estar regularizados por terem rede coletora instalada.

A iniciativa é para, finalmente, obedecer à decisão de 2005 da Justiça Federal que exigiu fiscalização para coibir as ligações clandestinas de esgoto na cidade – principal causa de poluição dos rios.

Segundo a fundação, dez técnicos farão as vistorias. O teste consiste em verificar entradas e saídas de água do imóvel, para localizar se existe ligação irregular com a rede pluvial. Caso seja constatada irregularidade, o morador será notificado e terá 60 dias para regularizar a situação. A regularização exigirá uma obra que tem de ser bancada pelo dono do imóvel, sob risco de multa.

Desde que o Programa de Regularização de Ligações de Esgoto Sanitário (Plie) começou, em 2008, foram vistoriados apenas 4.224 imóveis. Desses, 2.875 já fizeram a ligação.

Continua depois da publicidade

Como o pacote de expansão da rede de esgoto da Águas de Joinville inclui obras que devem ficar prontas pelo menos até dezembro de 2013, o número de imóveis sujeitos a vistoria deve aumentar.