O trabalho realizado pela equipe do Cope (Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara) no último final de semana resultou na apreensão, na madrugada de segunda-feira, de drogas, aparelhos celulares e de rádio que seriam arremessados para dentro da penitenciária.

Continua depois da publicidade

Ainda na sexta-feira, agentes do Cope notaram movimentação incomum entre os presos, o que levou a equipe a reforçar a vistoria nas celas e a atenção aos entornos do prédio. No mesmo dia, foram apreendidos um aparelho radiocomunicador, um telefone celular com bateria e armas brancas em celas da penitenciária.

Durante todo o final de semana, com o apoio do Núcleo de Inteligência Penitenciária, os agentes da unidade permaneceram em estado de alerta até que, na madrugada de domingo para segunda-feira, interceptaram, antes que chegassem à área interna do complexo, dois quilos de maconha, 10 gramas de cocaína, carteiras de cigarro, cartões de memória, aparato completo de radiocomunicação (carregadores, bases e quatro radiocomunicadores), quatro celulares, aparelho MP4 e fones de ouvido. A quantidade de drogas apreendida é considerada grande.

O Diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, elogiou o trabalho dos agentes do Cope. Ele acredita que o reforço da equipe da Penitenciária de São Pedro desde dezembro do ano passado, através de plantões extras remunerados, tem sido muito importante para o sucesso de operações como a realizada no final de semana.

Continua depois da publicidade

– São em média 15 agentes a mais, por dia, trabalhando na penitenciária. O objetivo é aumentar, paulatinamente, para 25 agentes a mais por dia. Outras unidades têm enviado agentes para reforçar o trabalho em São Pedro – apontou Lima.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia da região, onde foi feito um boletim de ocorrência para posterior investigação.