Uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado, responsável pela fiscalização das áreas intra-hospitalares, esteve no Hospital Municipal São José na tarde desta quarta-feira para fiscalizar as condições das salas do centro cirúrgico geral da unidade, em Joinville. A visita ocorreu após “AN” publicar com exclusividade uma série de imagens denunciando problemas em um equipamento da sala 1 do setor.
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As fotos mostram parte da equipe antes de realizar uma cirurgia de ressutura de parede abdominal, na manhã de terça-feira, segurando o suporte de uma luminária para evitar que ela caísse sobre o paciente, que já estava sobre a maca. Um funcionário utiliza, inclusive, uma escada de madeira para reencaixar a parte do equipamento que se desprendeu.
Outras imagens, referentes a uma cirurgia realizada há 20 dias, mostram os instrumentos que seriam usados no procedimento cobertos por poeira e sujeira após uma tampa da luminária cair. Na ocasião, o paciente já estava sendo operado e, de acordo com a assessoria de imprensa do São José, foi submetido a uma lavagem com o objetivo de evitar uma infecção. A sujeira que contaminou os instrumentos estaria na tubulação elétrica.
– Viemos olhar como funciona o equipamento, que o médico ao mexer, desconectou e, em seguida, reconectou – disse na tarde desta quarta-feira o gerente regional de Saúde do Estado, Henrique Ludwigo.
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Durante a visita, a equipe da vigilância também se deparou com a tampa que caiu durante uma cirugia e orientou o hospital a adotar um novo procedimento:
– A sujeira que caiu junto com a tampinha que segura o equipamento é algo que não deve acontecer. Mas foi tudo registrado (pelo hospital por meio de prontuário do paciente) e, a partir de agora, vai ser feita manutenção e a troca dos fios em todas as salas do centro cirúrgico geral – afirma Henrique.