Imagens como as captadas pelo equipamento acoplado no capacete do guarda-vidas Thiago de Souza Andrade – que participou do salvamento do menino Enzo Martins, em Bombinhas, no Litoral Norte, vão ser cada vez mais comuns nos resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros em SC.

Continua depois da publicidade

>>> Leia mais sobre o resgate em Bombinhas, cujo vídeo foi filmado por guarda-vidas

De acordo com o chefe de Comunicação, tenente André Pratts, a corporação catarinense tem estimulado esta prática desde o início da Operação Veraneio 2013/2014. O objetivo é contribuir para reduzir o número de mortes que, mesmo antes do fim desta temporada, cresceu 41,8% comparando com o ano passado.

– Cada vez mais vamos utilizar este recurso que aumenta a percepção sobre a situação de risco para as pessoas e pode inibir novos descuidos – diz.

Continua depois da publicidade

Os experimentos começaram nas ações do helicóptero Arcanjo, do Batalhão de Operações Aéreas, e agora estão sendo testados em terra. No resgate do garoto Enzo, em que as imagens rodaram o mundo, era o primeiro dia que a guarnição da praia de Bombas utilizava o equipamento, de acordo com Pratts.

– A imagem dá mais valor ao trabalho dos guarda-vidas e facilita à medida que mostra os riscos de afogamento. Com o vídeo, as pessoas têm uma noção de que não é brincadeira ficar em uma corrente de retorno – disse.

A Operação Veraneio 2013/2014 foi lançada no dia 13 de dezembro e desde lá os guarda-vidas entraram 4.412 no mar para salvar banhistas de arrastamento de correntes de retorno – situação vivida por Enzo. Apesar de investir na prevenção, foram registradas 17 mortes em algumas das 153 áreas monitoradas em SC, cinco a mais que a temporada passada. Ao todo, são 480 guarda-vidas militares e 1,2 mil civis.

Pratts lembra que a partir do final de maio algumas praias terão os postos desativados até outubro.

– É indicado procurar praias que ainda estarão guarnecidas, buscar orientação com os guarda-vidas para evitar correntes e, se ingerir bebida alcóolica, não entrar na água – ensina.

Continua depois da publicidade

Assista aos depoimentos do pai do menino que foi salvo e dos guarda-vidas: