O trecho que vai receber o viaduto ligando os bairros Vieira e Centenário, na Avenida Prefeito Waldemar Grubba, em Jaraguá do Sul, começou a receber na terça-feira as primeiras obras. A EPT Engenharia e Pesquisas, de Osasco (SP), responsável pela construção, começou a retirar a vegetação perto dos trilhos. Esse trabalho deve durar cerca de dois dias.

Continua depois da publicidade

Na semana que vem começa a fase da drenagem, quando será feita a escavação, o assentamento da tubulação e aterro. Em seguida, serão removidos 37 postes dos dois lados da via, onde também passam os cabos de telefone e internet. Segundo Becker, a remoção será programada depois que uma empresa contratada pela empreiteira entregar o projeto, o que deve acontecer dentro de dez dias. Depois começa a fase de terraplanagem.

Esta semana a Prefeitura também deve publicar os decretos de utilidade pública de quatro imóveis desapropriados perto do trevo. A indenização dos quatro imóveis custará R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. A obra deve atingir 24 terrenos – 13 foram desapropriados na gestão de Cecília Konell e um pertencia ao município.

Também está prevista a abertura de uma rua que servirá de continuidade à ponte do Centenário, para facilitar o escoamento de veículos. De acordo com o arquiteto da Secretaria de Urbanismo, Evandro Luís Chiodini, comenta que a Prefeitura conseguiu somente este ano a autorização judicial para desapropriar o imóvel. Segundo ele, o impasse aconteceu porque um morador não concordava que a rua passasse naquele local.

Continua depois da publicidade

O viaduto começará perto da rua Adolfo Tribess (Escola Alvino Tribess) e terminará próximo da rua Fidelis Stinghen (entrada principal do bairro Centenário). A obra foi projetada em 2004 e passou por duas modificações, o que atrasou o início da construção. O investimento será de R$ 5,1 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o prazo de execução é de 18 meses.