O começo das obras do viaduto que passará por cima da avenida Waldemar Grubba e ligará os bairros Centenário e Vieira, de Jaraguá do Sul, que dão acesso a Schroeder, teve a data remarcada para 15 de janeiro.

Continua depois da publicidade

O inicio da construção do novo acesso estava previsto para 5 dezembro, mas a decisão da mudança foi tomada ainda nesta semana pela empresa responsável pela obra, EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, de Osasco (SP), e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Segundo o chefe de serviço e engenharia do DNIT, Névio Antônio Carvalho os motivos da prorrogação foram dois: o fluxo de carros que aumenta nesta época do ano por este trecho e os cortes de energia, água e gás que precisarão ser feitos na comunidade, para desviar as tubulações e fiações.

– São detalhes que vão atrapalhar todo mundo e preferimos começar a obra sem ter que parar depois de dez dias. Será bom pra população e a empreiteira responsável – comenta.

Apesar de esperar a obra há mais de um ano, o proprietário de uma loja de automóveis localizada bem na esquina da rua de acesso ao viaduto, com a BR-280, Marcos Neimar Dalprá, o atraso de pouco mais de um mês no começo da obra será benéfico para todos.

Continua depois da publicidade

– Agora com o natal, ano novo, a maioria das pessoas usam essa via para sair e entrar na cidade. Causaria um tumulto muito grande principalmente nas sextas-feiras, ainda mais com a saída da Weg, que tem um grande movimento – pensa ele.

De acordo com Marcos, o viaduto não será benéfico para o seu negócio.

– Mas é um mal que vem para o bem. Vai ajudar toda a população. Está vindo tarde já, porque todo dia ocorre acidente nessa rotatória e o trânsito é intenso – destaca.

Em consequência ao atraso de um mês para o inicio das obras, o prazo final que estava previsto para abril de 2014 também foi prorrogado um mês. O chefe de serviço e engenharia do Dnit explica que depois de pronta o fluxo de veículos ficará melhor para quem quer seguir para a BR-280.

– Não vai ter a interferência direta dos motoristas que trafegam entre as vias municipais – esclarece Névio.

Continua depois da publicidade

Rolo antigo A obra será custeada pelo DNIT, que pagará R$ 5,1 milhões. Para ligar os dois bairros, 15 terrenos do bairro Vieira que dão acesso a Ilha da Figueira foram desapropriados. Entre a rua José Theodoro Ribeiro e o viaduto que ligará a rua Manoel Francisco da Costa, uma nova rua será construída.

Na desapropriação, conforme informações da secretaria de urbanismo de Jaraguá, cerca de R$ 5 milhões foram gastos. Os acordos para a construção de um viaduto no local foram acordadas entre Prefeitura da cidade, Estado e DNIT desde 2010. Mas o projeto foi modificado duas vezes até a versão final concluída em julho deste ano.