O sonho de conquistar uma vaga em uma universidade pública federal está mais perto para milhares de candidatos ao Vestibular da UFSC 2015. Ao todo, 33 mil pessoas se inscreveram para as provas, mas ontem, no primeiro dia de exames, 6.016 candidatos já não compareceram, o equivalente a quase 18% do total – uma taxa de abstenção recorde para os últimos 15 anos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Confira o índice de abstenção detalhado por local de provas
Candidatos avaliam primeiro dia de provas do Vestibular da UFSC
Continua depois da publicidade
Neste domingo, os sobreviventes às 4h de provas do sábado enfrentam mais 4h de questões de História, Geografia, Física e Química. Para a estudante Mariana Le Mener, de 18 anos, as provas aplicadas hoje, principalmente as de Química e Física, serão mais complicadas do que as de ontem. Caso passe, Mariana trocará São Paulo por Florianópolis para cursar Pedagogia.
Foto: Hyury Potter / Agência RBS

Outros estudantes que enfrentaram a estrada para garantir sua vaga foram Devair da Rosa e Amanda kihara, ambos de 19 anos. Eles saíram de Garopaba em um dos três ônibus lotados que a prefeitura do município disponibilizou para os candidatos.
– Foi bom chegar mais cedo, porque assim conseguimos revisar fórmulas – esclarece Devair.
Continua depois da publicidade
Foto: Hyury Potter / Agência RBS

A dica de Regina Brasil, coordenadora do Pré-Vestibular COC, da Capital, é para os alunos que acreditam ter feito mal as provas ontem: “Não desanimem!”. O fundamental, segundo ela, é que o candidato consiga manter a calma para não atrapalhar no desempenho de hoje.
Fora das salas de aula, onde são aplicadas as provas, alguns pais aproveitaram para fazer amizade. Geraldo Seide, de 52 anos, acompanhou o filho desde Espírito Santo e na espera do primeiro dia conheceu o casal Valmir, 52, e Angela Demarchi, 57, de Santo André, que viajaram com a filha Catarina, de 19 anos.
Foto: Hyury Potter / Agência RBS

– Vamos esperar a prova em alguma praia, mas ainda assim são sofridas essas quatro horas de prova para os pais – desabafa Angela.
Continua depois da publicidade
Não foi desta vez
O estudante Mateus Xavier, de 18 anos, chegou quatro minutos atrasado e vai ter de esperar o resultado do Enem para concorrer a uma vaga do curso de Direito – e na pior das hipóteses tentar novamente no próximo ano. Ele mora em um bairro do continente e a linha de ônibus não passou no horário:
– O jeito é esperar o resultado do Enem. Infelizmente não deu para fazer a prova hoje.
Foto: Hyury Potter / Agência RBS

Medicina de Ouro
O curso de Medicina é tradicionalmente o mais concorrido entre os estudantes, com 118.1 candidatos por vaga neste ano. Uma das candidatas é Deborah Bichinho, de 19 anos, que viajou de Porto Alegre para Florianópolis acompanhada de seu avô Ricardo Steinmetz, 69. Ela reconhece o esforço e diz que nesses momentos é bom ter o apoio da família.
Já para Alexandre de Oliveira, de 28 anos, quer fazer de Medicina sua segunda faculdade. Formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, ele viu nas cotas uma oportunidade para realizar um sonho antigo:
Continua depois da publicidade
– Sempre quis fazer Medicina e só adiei um pouco este sonho. O sistema de cotas implantado aqui foi um atrativo, além da cidade que é muito boa para se viver.
Maratona continua
Na segunda-feira, terceiro e último dia de provas, serão exames de Redação e quatro questões discursivas. O gabarito oficial deve ser liberado às 20h de segunda-feira. O edital não define data para divulgação dos aprovados, que deve ocorrer em meados de janeiro.
As provas ocorrem em 23 cidades catarinenses e os 33 mil inscritos disputam uma das 6,5 mil vagas.
Leia mais:
Vestibular UFSC: Confira o vídeo do Aulão DC com os principais assuntos
Vestibular UFSC: Confira 12 dicas para os últimos dias antes das provas