Mesmo com o prazo no limite e o Plano Municipal de Educação (PME) já tendo sido analisado pela comunidade em consulta pública e por meio de uma conferência municipal, os vereadores propuseram audiência para debater o documento. O ato foi solicitado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), e pelo vereador Marcos da Rosa (DEM) e ocorreu nesta quarta-feira à noite na sede do Legislativo. Todas as cadeiras do plenário foram ocupadas pela comunidade e algumas pessoas acompanharam a audiência através de monitores na antessala.
Continua depois da publicidade
Segundo Hildebrandt, o objetivo da audiência é ampliar o debate para que as pessoas tenham mais clareza sobre o assunto. Do encontro podem surgir emendas ao projeto de lei que alterem o texto – em tramitação na Casa. O presidente explica que alguns tópicos específicos serão abordados, como a obrigatoriedade de inserir as crianças na educação formal a partir dos quatro anos de idade, a frequência de alunos com deficiência em escolas regulares e também a discussão de gênero nas escolas:
– São temas importantes que precisam sempre de discussão, e além disso tem também os temas que vão surgir da população.
::: Plano Municipal de Educação de Blumenau recebe 547 contribuições da comunidade
Continua depois da publicidade
Após a audiência pública, Hildebrandt acredita que o Plano Municipal pode ser votado na próxima semana, já que a sessão desta quarta-feira é exclusiva para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de Blumenau para 2016.