Na manhã desta quinta-feira os vereadores Fábio Fiedler (PSD), Robinsom Soares (PSD), Jens Mantau (PSDB) e Jefferson Forest (PT), que integram a Comissão Especial, criada para acompanhar o trabalho da Viação Piracicabana, empresa contratada para operar emergencialmente o transporte coletivo em Blumenau, visitaram os terminais da Fonte e Proeb.

Continua depois da publicidade

:: Ministério Público abre inquérito para apurar irregularidades no transporte coletivo em Blumenau

Na oportunidade, os parlamentares andaram de ônibus _ num trajeto entre um terminal e outro _ e ainda aproveitaram para ouvir os passageiros sobre a qualidade do serviço prestado. Conforme a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, esta foi a primeira ação efetiva da Comissão Especial, que ainda deve ouvir os outros envolvidos no processo, como a Piracicabana e o sindicato da categoria, o Sindetranscol.

Na avaliação do vereador Fábio Fiedler, a situação que começou complicada há quase um mês atrás _ quando os usuários relataram inúmeros atrasos e problemas mecânicos nos ônibus da frota da empresa paulista _ está melhorando:

– A principal reclamação é o horário. No papel está uma coisa e na prática outra. Fora isso eu acho que as coisas vêm melhorando.

Continua depois da publicidade

Mantau avaliou a ação como essencial. Segundo ele, acompanhar de perto o que acontece permite que os vereadores possam sugerir melhorias e ainda trazes dados para a licitação que vai definir a empresa responsável pelo transporte na cidade. Já Robinsom Soares, líder do governo no Legislativo, se comprometeu em repassar informações para o Executivo.

– Certamente faremos encaminhamentos ao prefeito Napoleão que conhece a situação, tem debatido e tem se empenhado para buscar uma solução – disse.

Por fim, Jefferson Forest, afirmou que a visita apenas confirmou que a comunidade está descontente com o serviço e que agora que cabe aos parlamentares cobrar o cumprimento do contrato emergencial e repensar um novo modelo de procedimento de licitação que resolva o problema da população.