A polêmica envolvendo a UTI coronariana e os cardiologistas do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, chegou a Câmara de Vereadores. Foi aprovado na noite de terça-feira um requerimento do vereador Osvaldo Mafra (SD) que pede informações sobre o caso. A solicitação teve 15 votos favoráveis, o voto contrário do vereador Calinho Mecânico (PP) e as abstenções de Tonho da Grade (PP) e Vanderley Dalmolin (PP).
Continua depois da publicidade
Curta a página do Sol Diário no Facebook
Hospital Marieta muda UTI Coronariana
O requerimento traz 23 perguntas à direção do hospital. Além de questionar sobre o possível fechamento do Pronto Socorro do Coração e da UTI da unidade, Mafra também pede informações sobre valores recebidos pelo hospital para atendimentos de cardiologia através do SUS e de convênios e o número de atendimentos na emergência no setor.
Continua depois da publicidade
Os questionamentos foram formulados com base em um manifesto assinado por um grupo de cardiologia do hospital. De acordo com o vereador, a intenção é esclarecer junto ao hospital quais as medidas estão sendo tomadas com relação ao Instituto de Coração do Marieta.
_ A preocupação maior é com a redução de leitos de UTI para cardiologia e a substituição de médicos cardiologistas por clínicos gerais na emergência, o que também pode ocorrer com os plantonistas de ortopedia em breve. Certamente seria um grande prejuízo aos pacientes da cidade e da região_ afirma.
O autor do requerimento também fez sete questionamentos a Secretaria de Saúde do município. O parlamentar buscar saber qual a posição da Secretaria com relação aos possíveis cortes na unidade de cardiologia e quais repasses financeiros são feitos ao Marieta.
Continua depois da publicidade
O prazo para o envio das respostas à Câmara é de 30 dias. Após receber as informações solicitadas, o vereador cogita propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Estudos (CPE) sobre o caso.