Um manifesto emitido por um grupo de cardiologia clínica do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, afirma que a UTI coronariana será fechada pela nova direção. Segundo o documento, a unidade com 10 leitos deve se tornar uma UTI geral para atendimento de convênios e particulares. Fontes ligadas ao grupo afirmam que as medidas já estão em andamento.

Continua depois da publicidade

Hospital Marieta fecha UTI Coronariana e reduz leitos do SUS

O documento, com data de 17 de agosto, informa que os plantões de médicos cardiologistas nos atendimentos de emergência também serão cortados. Com isso, casos coronarianos que chegarem ao pronto-socorro geral não seriam mais atendidos por especialistas da área. O acesso direto pela porta do Pronto-Socorro do Coração, pela Rua Aderbal Ramos da Silva, já estava fechado na segunda-feira.

O possível encerramento da UTI coronariana também pode ter reflexo nos atendimentos do SUS. De acordo com o grupo de cardiologia, parte dos 10 leitos eram cedidos para internos do SUS, que perderão este espaço. O grupo define como “retrocesso” a descaracterização da UTI coronariana. A unidade é classificada como “indispensável” em centros de referência para alta complexidade.

Continua depois da publicidade

A situação já chegou à 13ª Promotoria de Justiça de Itajaí, que instaurou uma “notícia de fato”, que antecede uma possível instauração de inquérito.

Município cobra recursos

O secretário de Saúde Osvaldo Gern diz que está acompanhando a situação. Segundo ele, alguns cortes estão sendo realizados para equilibrar as contas do hospital. Gern reivindica um repasse de R$ 38 milhões do governo do Estado para unidades de saúde municipais, fornecedores e o hospital Marieta, que já teriam

investido este valor para não parar os atendimentos. Uma audiência com o Secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing, será solicitada pelo município.

Continua depois da publicidade

Gern afirma que desde dezembro de 2012 o Estado e o município não fazem este “encontro de contas”. Com relação às UTIs, Gern diz que os 30 leitos para adultos seguem funcionando, sendo 20 destinados para o SUS e 10 para convênios e particulares. O município já solicitou ao Estado o convênio para mais cinco leitos do SUS.

Contraponto:

O Hospital Marieta Konder Bornhausen se manifestou por meio de nota nesta terça-feira. Leia abaixo na íntegra:

Em resposta às ponderações emitidas acerca do fechamento da UTI Coronariana vimos pelo presente esclarecer que o Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen possui 30 (trinta) leitos de UTI Geral, sendo destes, 20 (vinte) habilitados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento a diversas patologias contratualizadas. Não houve qualquer fechamento de leitos destinado ao SUS, bem como alteração de equipe médica atuante nas respectivas Unidades de Tratamento Intensivo.

Continua depois da publicidade

Nesta oportunidade, cabe-nos esclarecer que o Hospital passa por reestruturações internas com objetivo de melhoria e ampliação dos serviços ofertados a toda população de Itajaí e região.