Um pouco menos preocupados com as enchentes porque o município não tem regiões ribeirinhas como a maioria das cidades do Planalto Norte, os moradores de Itaiópolis se assustaram com outro fenômeno na madrugada da última sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Um vendaval que se formou durante mais uma noite chuvosa e durou pelo menos meia hora deixou um rastro de destruição em meio a uma floresta de pinheiros e cedros, no bairro Alto Paraguaçu.

O local é conhecido como rota das capelinhas e ficou irreconhecível, com troncos de até 30 centímetros de diâmetro quebrados e árvores jogadas para todos os lados.

– A gente não tem como descrever o fenômeno como um tornado porque não há certeza disso, não temos como confirmar. Por isso, estamos fazendo um relatório como um vendaval – diz Alnor Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Itaiópolis. Ele fez um relatório que será enviado à Defesa Civil estadual.

Continua depois da publicidade

Pelo menos doze árvores num raio de cem metros foram derrubadas pelo vento. Os moradores da região se assustaram e registraram o local em vídeo, que está circulando em redes sociais.

Em maio, o vento destelhou mais de duas mil casas e estabelecimentos comerciais em Mafra, também no Planalto Norte.

Há dois anos, as cidades de Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Três Barras também enfrentaram um vendaval que foi classificado como um tornado.

Continua depois da publicidade

A rota das capelinhas de Itaiópolis é um local de oração. O caminho tem uma série de imagens de santos e foi aberto pela Igreja Católica. Não há moradores próximos do local onde o vento se concentrou, por isso nenhuma casa foi atingida pelas árvores.

Veja o vídeo de como ficaram as árvores: