O vento passou com força e deixou um rastro de prejuízos e de dúvidas no Planalto Norte ontem. Pelo menos 100 casas foram destelhadas e um mercado foi totalmente destruído pela ventania em Canoinhas. Em Bela Vista do Toldo, outras 50 residências foram danificadas.

Continua depois da publicidade

Três Barras registrou quedas de árvores. A linha de destruição fez com que a hipótese de um tornado ter atingido a região ficasse mais forte ao longo do dia. A Defesa Civil estadual analisa fotos e os estragos para confirmar o fenômeno.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Nelson dos Reis, os bairros São Marcos, Cohab 2 e Vila Militar, foram os mais atingidos. Os ventos teriam ultrapassado os 100 km/h.

– Tem tudo para ser um tornado. Parte do bairro foi totalmente afetada, e outra parte não. Ele pegou uma linha e derrubou o que tinha pela frente – explicou o coordenador.

Continua depois da publicidade

Um minimercado do bairro Cohab 2 veio ao chão por volta das 14 horas.

Uma mulher de 38 anos estava em frente ao estabelecimento e foi socorrida com um grave ferimento na cabeça. Os bombeiros também registraram a queda de um barracão, com duas pessoas feridas conduzidas por populares a hospitais da região. Os casos são monitorados.

Em Mafra, também no Planalto Norte, houve registro de pelo menos cinco quedas de árvores. Um pinheiro de grande porte caiu sobre uma rede de alta tensão e deixou casas sem energia elétrica durante boa parte do dia.

Mesmo com os prejuízos, nenhuma família ficou desabrigada na região. Em Canoinhas, há três abrigos prontos para serem abertos, mas não foi preciso.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil das cidades vai contabilizar hoje o número de desalojados – pessoas que precisaram sair de suas casas e que ficaram em casas de familiares ou amigos.