Florianópolis e as diferentes condições de sua orla são cenários perfeitos para os mais diversos esportes aquáticos. E o mar da Capital, que é ótimo para o surfe, sensacional para o stand up padle, maravilhoso para o remo, entre outros esportes, mostrou-se também perfeito para vela de alta velocidade.

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Foi a primeira vez que cobri um campeonato de regatas do porte do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship. A imponência com que os barcos cortam as águas e avançam é incrível e é justamente esta característica que me chamou mais atenção. Os barcos são impulsionados pelo vento e, aproveitando-se das ondas, rasgam o mar com personalidade própria.

Que ventos! A tarde de terça-feira rendeu fortes rajadas e as regatas que deveriam durar mais de uma hora chegavam a ser completadas em 40 minutos. Além da velocidade, a técnica é o que mais destaca as equipes. O motivo é simples: o peso da embarcação, o número de participantes e o modelo da vela são exatamente iguais. Logo, é preciso muita destreza e estratégia para se destacar vencer as provas.

Momentos de tensão e águas revoltas

Durante a regata que acompanhei, vários barcos se embolaram na hora de retornar por erro de um dos competidores. A aflição foi grande, pois parecia que a qualquer momento as velas iriam se esbarrar e algum acidente maior iria ocorrer. Mais uma vez, a técnica e a experiência dos capitães foi decisiva.

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As equipes, de tão concentradas e acostumadas com aquele esporte, pareciam que se movimentavam em chão firme, quando estavam em barcos que chegavam a ficar quase em 90 graus de inclinação. A adrenalina e foco dos atletas mostra o quanto de estudo e dedicação existe por parte desses competidores. É um esporte em que as equipes precisam estar afiadas e unidas para que o resultado aconteça.

O mar estava revolto, mas não o bastante para não conseguir focar e fotografar. Tentei suscitar nas minhas imagens um pouco do que eu vivenciei próximo dos barcos de competição. Da minha parte, como fotógrafo, é justamente esse o prazer da minha profissão: poder vivenciar distintas realidades e de trazer um pouquinho disso tudo para vocês.

Chilenos dominam regatas desta quarta-feira

Se na terça os brasileiros do veleiro Pajero foram superiores nas águas, a quarta-feira teve os chilenos no domínio da raia. Na primeira regata do dia, que teve início ao meio-dia, o barco Mitsubishi Motors soube aproveitar melhor as condições do vento, abriu vantagem já na primeira perna, e saiu vencedor.

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Na segunda prova do dia, quem chegou na frente foi o Santander, seguido dos veleiros Mitsubishi Motors, Estampa DelViento e Itaú, todos chilenos. Apesar do bom desempenho dos barcos do Chile, são os argentinos do Patagônia que seguem na liderança da competição, 12 pontos à frente do segundo colocado. As duas últimas regatas Do Mundial de Soto 40 serão realizadas na tarde de quinta-feira.

Resultados após 8 regatas:

1º Patagonia (ARG) – (1+1+3+5+6+2+3+8) – 29 pontos

2º Pajero (BRA) – (3+6+7+10+1+1+2+11) – 41 pontos

3º Carioca (BRA) – (8+4+2+1+7+6+6+7) – 41 pontos

4º Itau (CHI) – (4+5+10+2+5+5+7+4) – 42 pontos

5º Santander (CHI) – (7+3+6+7+3+12DNF+5+1) – 44 pontos

6º Early Bird (ALE) – (6+9+4+4+4+4+4+10) – 45 pontos

7º Mitsubishi Motors (CHI) – (9+8+11+8+2+5.9RDGb+1+2) – 46.9 pontos

8º Crioula (BRA) – (2+2+5+9+11+3+10+6) – 48 pontos

9º Estampa Delviento (CHI) – (11+7+1+6+8+7+9+3) – 52 pontos

10º Magia V Energisa (BRA) – (5+10+9+3+10+9+11+9) – 66 pontos

11º Ocean Pact Racing (BRA) – (10+11+8+11+9+8+8+5) – 70 pontos

Final do Motors Soto 40 World Championship

16/4, 12h – Nona e décima regatas

16/4, após regatas – Premiação