A maior regata oceânica do mundo, a Volvo Ocean Race, entrou em sua reta final nesta terça-feira com a largada dos barcos para última etapa até a Suécia. Os sete veleiros deixaram a francesa Lorient com destino a Gotemburgo, para um percurso de 960 milhas náuticas, equivalente a 1.777 quilômetros. No meio do caminho, as equipes serão obrigadas a parar por 24 horas na cidade de Haia, na Holanda – uma ação inédita nos 42 anos de história do evento.

Continua depois da publicidade

A nona etapa definirá o vice-campeão e o terceiro colocado – o vencedor por antecipação é o Abu Dhabi depois de mais de oito meses de competição.

Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Continua depois da publicidade

A disputa promete ser acirrada entre os barcos que ainda tem chance de subir ao pódio. O holandês Team Brunel está em segundo lugar com 27 pontos perdidos, seguido por Dongfeng Race Team (29), Mapfre (31) e Team Alvimedica (33).

– Estamos brigando pelo pódio, acho que esse era o objetivo até o final da regata. Agora é fazer o que temos feito, tentar o máximo, ver se a sorte nos ajuda e no fim olhar como foi o resultado. É dar duro, correr pra ver como fica, não dá pra pensar muito, são quatro barcos disputando duas posições e nós temos que chegar à frente deles, então é fazer o nosso melhor pra ver como termina essa regata – disse o brasileiro André Fonseca, o Bochecha, integrante do espanhol Mapfre.

A dificuldade do percurso e o pit-stop na Holanda prometem fazer da nona etapa uma das mais complicadas do regata.

– Sairemos de Haia para Gotemburgo com a mesma diferença de tempo que chegamos até à Holanda. Isso é bastante complicado, principalmente se levar em conta que é uma regata curta. Ou seja, em Haia praticamente se define muita coisa. São muitos canais, muitas pontas para se passar, portanto disputaremos praticamente uma regata in-port de dois dias e meio – disse Bochecha.

Continua depois da publicidade

O percurso terá 17 zonas de exclusão de tráfego de Lorient para Gotemburgo. Os barcos devem demorar até três dias para chegar em Haia e mais dois para Gotemburgo. O reinício na Holanda está previsto para este sábado. Os velejadores devem chegar na Suécia até a tarde da próxima segunda-feira.

Classificação geral:

1º Abu Dhabi Ocean Racing: 19 pontos

2º Team Brunel: 27 pontos

3º Dongfeng Race Team: 29 pontos

4º Team Mapfre: 31 pontos

5º Team Alvimedica: 33 pontos

6º Team SCA: 44 pontos

7º Team Vestas Wind: 54 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.