O Team SCA – barco formado apenas por mulheres – venceu, na madrugada desta quinta-feira, a oitava etapa da Volvo Ocean Race, entre Lisboa, em Portugal, e Lorient, na França. A equipe completou o percurso em 3 dias, 13 horas, 11 minutos e 11 segundos. Quase uma hora depois chegou o Team Vestas Wind em segundo lugar, seguido por Abu Dhabi, Mapfre, Brunel, Alvimedica e Dongfeng. Os árabes do Abu Dhabi já podem comemorar o título por antecipação.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Foi a primeira vitória do time de mulheres nesta edição, que só haviam chegado em sexto lugar até agora. As atletas mostraram com esse pódio que são capazes de velejar de igual para igual com os homens.

Continua depois da publicidade

– É uma recompensa por todo o trabalho duro que temos feito. É um grande resultado, que nos impulsiona e dá confiança. Escalamos uma montanha para escalar para chegar aqui – contou a comandante Sam Davies.

O Team SCA repete o feito do também feminino barco Maiden, da britânica Tracy Edwards, que venceu uma etapa na edição de 1989-90. Treinado pelo brasileiro Joca Signorini, o time de bandeira sueca foi o primeiro a anunciar a campanha para a Volvo Ocean Race.

Além de Joca, o SCA tem uma quase brasileira a bordo. Carolijn Brouwer é holandesa, mas morou no Brasil por uma década. Feliz na chegada ao píer e com o filho no colo, a atleta olímpica disse que a sensação era indescritível:

– Foi uma etapa quase perfeita. Fizemos muito esforço para alcançar esse resultado, bastante merecido pra gente. Mostramos do que somos capazes. Nessa etapa tudo deu certo, uma coisa que na vela não acontece muitas vezes.

Continua depois da publicidade

Assista momentos do Team SCA na etapa e o depoimento de Carolijn:

A etapa teve oficialmente um pouco mais de 600 milhas náuticas, mas as condições de contravento fizeram com que as sete equipes e principalmente o Team SCA navegassem mais. Foram 849,7 milhas náuticas para as meninas, que tiveram média de 13,6 nós/hora de velocidade na etapa. A perna começou com pouco vento na costa de Portugal, mas na Espanha a intensidade aumentou.

Na próxima terça-feira os barcos partem para a última etapa da competição entre Lorient e Gotemburgo, na Suécia. A novidade desta edição é um pit-stop no meio do caminho, na cidade de Haia, na Holanda. As equipes vão parar por 24 horas no porto holandês antes da relargada rumo ao destino final.

Abu Dhabi comemora título antecipado

O resultado da oitava etapa favoreceu o time Abu Dhabi, que abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder Team Brunel e comemorou o título adiantado da 12ª edição do evento. Os árabes somam 19 pontos perdidos contra 27 dos holandeses, restando apenas sete pontos em jogo.

O Dongfeng é o terceiro no geral com 29 e o Mapfre, do brasileiro André Fonseca, o Bochecha, está logo atrás com 31 pontos perdidos. A tabela segue com Team Alvimedica, Team SCA e Team Vestas Wind. A última etapa deve definir quem ficará entre o segundo e o quinto lugares.

Continua depois da publicidade

Classificação geral:

1º Abu Dhabi Ocean Racing: 19 pontos

2º Team Brunel: 27 pontos

3º Dongfeng Race Team: 29 pontos

4º Team Mapfre: 31 pontos

5º Team Alvimedica: 33 pontos

6º Team SCA: 44 pontos

7º Team Vestas Wind: 54 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.