A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – Indicadores de saúde no mercado de trabalho, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 16% dos trabalhadores catarinenses têm algum problema crônico na coluna. Para melhorar o conforto, evitar e reduzir os incômodos causados por essas dores, a melhor dica é corrigir a postura e fazer exercícios físicos.
Continua depois da publicidade
Veja mais detalhes do perfil de saúde do trabalhador brasileiro
Veja tudo sobre o Estilo de Vida de SC
Indústria investe na saúde mental dos funcionários
Continua depois da publicidade
— Temos categorias de empregos e em alguns realmente há sobrecarga na coluna, como quando a atividade envolve carregamento de peso ou posicionamentos desfavoráveis. Mas os que simplesmente não se cuidam representam a maior parte dos que têm dores na coluna causadas por erros posturais e falta de exercícios físicos — explica o médico especialista em medicina do trabalho Alexandre Dalmolin.
Outro ponto que a pesquisa apresentou é o aumento de trabalhadores com pressão arterial ou colesterol altos. Segundo Dalmolin, se a alteração não é uma questão genética, o problema é falta de cuidado.
— Acabamos colocando a culpa no trabalho, mas a verdade é que não temos disciplina para comer certo e bem. Nem para fazer atividade física — avalia.
Continua depois da publicidade