Pais que pretendem matricular os filhos na rede municipal de Blumenau tem agora um novo requisito para cumprir. A partir de um decreto que será assinado nesta terça-feira, a prefeitura torna obrigatória a vacinação em dia para todas as crianças que vão estudar em creches e escolas públicas municipais.
Continua depois da publicidade
A mudança já vale para as rematriculas do segundo semestre de 2018 e, de acordo com a prefeitura, visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes em Blumenau. Com isso, na hora da matrícula nas escolas ou CEIs os pais deverão levar o atestado de vacinação da criança, comprovando que todas as doses estão em dia.
A ideia é garantir a imunização e evitar surtos e ressurgimento de doenças já erradicadas, como o sarampo — que é o alvo de uma campanha de vacinação que começou nesta segunda-feira. Para justificar a obrigatoriedade, a prefeitura cita, por exemplo, a queda na taxa de cobertura da vacina tríplice viral, que combate, além do sarampo, a caxumba e a rubéola: o número caiu de 88% para 79% entre 2016 e 2017.
Continua depois da publicidade