Os uruguaios vão as urnas, neste domingo, para eleger o sucessor do presidente José Pepe Mujica. O favorito em todas as pesquisas é o médico oncologista Tabaré Vázquez, candidato da Frente Ampla. Ele foi presidente de 2005 a 2010, antes de entregar o cargo a Mujica, que foi eleito senador em outubro passado.

Continua depois da publicidade

De acordo com a pesquisa, Tabaré Vasquez tem vantagem de 10 pontos percentuais em relação ao adversário, Luis Lacalle Pou – filho do ex-presidente com o mesmo nome e candidato do tradicional Partido Nacional ou Blanco.

– Vai ser uma eleição sem surpresas – acredita o técnico em informática Diego Hernandez, de 34 anos. Na avaliação dele, a Frente Ampla deve a sua popularidade às políticas sociais, que reduziram a pobreza de 39% para 11%, e a economia, que cresceu em média 5% ao ano.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Leia todas as notícias de ZH sobre o Uruguai

Continua depois da publicidade

Brasil e Uruguai passam a fazer transação em moeda local

Pepe Mujica disse estar certo da vitória de Tabaré Vasquez. Além disso, afirmou que, no Congresso, irá defender a reforma constitucional e a adoção de regras claras para combater a corrupção – principalmente na política.

– Precisamos assegurar regras que ajudem a combater alguns desvios que estão aparecendo na América Latina, como a corrupção – disse – Não porque tenhamos corrupção, mas porque quando você vê as barbas do vizinho ardendo, melhor colocar as suas de molho.

Frente Ampla

Se Tabaré Vasquez for eleito presidente, será o terceiro governo consecutivo da Frente Ampla. Nestes dez anos, os chamados frentistas sempre contaram com maioria no Congresso e por isso conseguiram aprovar leis polêmicas como a da legalização do aborto, a do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a da produção e venda da maconha.

Tabaré Vasquez disse, na campanha, que o desafio do novo governo será reduzir ainda mais a desigualdade.

Continua depois da publicidade

– O Uruguai é o país da região com a maior porcentagem de classe média em relação à sua população: 62% – disse ele.

*Agência Brasil