O crescimento dos peemedebistas Udo Döhler e Gean Loureiro em pesquisas anteriores havia criado uma cenário de possível definição em primeiro turno nas eleições de Joinville e Florianópolis. Na última rodada, o Ibope mostrou que ambos estabilizaram a confortável liderança, mas que devem ter que encarar novamente as urnas. É natural, porque ambos passaram a ser alvejados pelos demais adversários.

Continua depois da publicidade

Angela Amin e Elson brigam pelo segundo turno contra Gean em Florianópolis

Udo Döhler lidera e Darci e Tebaldi brigam por 2º turno em Joinville

  • O caso de Udo Döhler é mais visível. Ele usou o horário eleitoral para recuperar a imagem da gestão como prefeito, enquanto Darci de Matos (PSD) exaltava obras do governo do Estado e Marco Tebaldi (PSDB) resgatava o legado de ex-prefeito. Nas últimas semanas, voltou a ser alvo e viu a rejeição e a desaprovação à gestão aumentarem. O segundo turno será disputado — e muito disputado.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a situação é diferente. Gean Loureiro conta com um batalhão de candidatos a vereador e quase metade do tempo do horário eleitoral gratuito. Angela Amin (PP) tem evitado o confronto, enquanto Elson Pereira (PSOL) e Angela Albino (PCdoB) entraram em uma disputa pelo voto da esquerda.

Mesmo assim, a rejeição ao peemedebista aumentou. É o desgaste gerado pela expectativa de vitória. O contraponto virá no segundo turno — seja com Angela Amin, seja com Elson, que venceu a batalha da esquerda e continua vivo na briga pela segunda vaga.