Uma eleição a ser definida em segundo turno, com o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) consolidado na liderança e aguardando o adversário em uma disputa ainda aberta entre a ex-prefeita Angela Amin (PP) e o urbanista Elson Pereira (PSOL). Esse é o cenário apresentado pela última pesquisa do Ibope contratada pela RBS TV sobre a eleição para a prefeitura de Florianópolis, que terá o primeiro turno realizado neste domingo.

Continua depois da publicidade

A nova pesquisa mostra Gean Loureiro estável na primeira colocação. Em relação ao levantamento anterior, do dia 16 de setembro, o peemedebista oscilou positivamente dentro da margem de erro de três pontos percentuais. Gean tinha 35% e agora aparece com 36%. Angela Amin continua em segundo lugar, também com variação dentro da margem de erro — de 27% para 24%.

Nesta nova simulação, Elson Pereira se aproximou da candidata. Ele foi o único a crescer acima da margem erro. O psolista subiu de 13% para 17% e se descolou do segundo pelotão, que agora traz Murilo Flores (PSB) numericamente à frente de Angela Albino (PCdoB) — 6% para o pessebista e 5% para a comunista.

Excluídos eleitores indecisos e os que optaram por nulo ou branco, Gean Loureiro alcançaria 40% dos chamados votos válidos — critério utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgação dos resultados. O percentual indica que será necessário um segundo turno para definição do próximo prefeito ou prefeita de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O Ibope fez simulações de segundo turno entre os três candidatos mais bem posicionais nas última pesquisas. O peemedebista venceria tanto Angela Amin quanto Elson no segundo turno. Contra a adversária pepista, Gean levaria por 47% a 33%. No caso do oponente do PSOL, a vantagem seria ligeiramente maior: 49% a 34%.

Em caso de confronto entre Angela Amin e Elson Pereira, haveria um empate técnico no limite da margem de erro. Angela aparece com 42% contra 36% do candidato do PSOL.

O Ibope também perguntou aos eleitores de Florianópolis em quais candidatos eles não votariam. Angela Amin mantém a liderança nesse quesito, oscilando de 33% para 31%. Gean Loureiro foi o segundo mais citado, com aumento de quatro pontos na rejeição: de 23% para 27%. Ele ultrapassou numericamente Angela Albino, que tinha 26% e agora aparece com 25%. Elson Pereira continua apresentado a menor rejeição entre os candidatos: 13%.

Continua depois da publicidade

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que, se levada em conta a margem de erro, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa ouviu 805 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro e está registrada no TRE-SC com o número 04716/2016.