Um dos mais tradicionais palcos do futebol catarinense está de aniversário. Neste domingo, com jogo oficial do time da casa, o Estádio Municipal Vidal Ramos Junior, em Lages, completa 60 anos de existência.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 7 de setembro de 1954, o “sessentão” Tio Vida recebeu o seu maior público oficial em 1971, quando 10 mil pessoas prestigiaram um amistoso entre Inter de Lages e o “primo rico” de Porto Alegre, que venceu a partida por 1 a 0.
Vista aérea do Tio Vida atual. Foto: João Adriano Souza, Visiom Films
Extraoficialmente, 12 mil torcedores assistiram aos jogos do Colorado Lageano contra o Araranguá pela final da Taça Santa Catarina, em 1992, em decisão vencida pelo time do Sul do Estado; e contra o Joaçaba pela final da Segunda Divisão, no ano 2000, ocasião em que o Inter soltou o grito de campeão.
Depois disso, perto de seis mil pessoas acompanharam a final da Terceira Divisão vencida pelo Inter contra o Blumenau, em dezembro do ano passado. O principal momento do Tio Vida, porém, além dos saudosos clássicos Guanal entre Guarani e Lages, foi a conquista do título estadual pelo Inter em 1965 contra o Metropol, de Criciúma.
Continua depois da publicidade
Vista aérea do Tio Vida em 1968. Foto: Acervo Inter de Lages
Ao longo dos anos, a capacidade de público do estádio foi reduzida, especialmente a partir de 2009, quando o pavilhão oeste foi interditado.
Mas com o retorno do Inter à segunda divisão e a sua lutar para voltar à elite após 12 anos, desde abril o Tio Vida passa por uma série de reformas com o objetivo de atender às exigências do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, aumentar a capacidade de público e deixar a casa em condições de receber a série A em 2015.
Clássico inaugura a arquibancada em 1969. Foto: Acervo Inter de Lages
O campo passou de 100 metros de comprimento por 70 de largura no ano passado para os atuais 105 por 68, medidas oficiais exigidas pela Fifa e que foram adotadas pelas arenas da Copa do Mundo no Brasil.
As arquibancadas, atualmente, têm capacidade liberada para 5.531 pessoas, mas a prefeitura de Lages, que administra o estádio, trabalha para aumentar esse número para 10 mil até o fim do ano. Desde a terceira divisão, o Inter tem levado, em média, 2,5 mil pagantes por jogo ao Tio Vida.
Continua depois da publicidade