Garantido no quadrangular final e com parte dos seus planos para 2014 já cumprida, o Inter de Lages abrirá o segundo turno da série B do Campeonato Catarinense no mesmo lugar em que conquistou o primeiro: em casa.

Continua depois da publicidade

A vitória por 1 a 0 sobre o Caçador na última quarta-feira com um gol do volante Emerson Dantas aos 47 minutos do segundo tempo consolidou o Leão Baio na liderança isolada da competição, com 20 pontos.

O resultado premia o time com um ponto de bonificação no quadrangular final, a ser disputado após a nona e última rodada do returno, que começa neste fim de semana e cujo vencedor também garantirá um ponto. Caso o Inter repita a conquista, terá dois pontos para a terceira fase.

Na estreia do returno, o Colorado Lageano receberá o Porto, de Porto União, neste domingo, a partir das 18h30min, no Estádio Municipal Vidal Ramos Junior. Mais uma oportunidade para a torcida encher o Tio Vida, palco de um dos maiores públicos do futebol catarinense desde o ano passado, com média de 2,5 mil pagantes por jogo.

Levantamento do portal globoesporte.com aponta que, na série B do Brasileirão, a média entre os 20 clubes participantes, dentre os quais, os catarinenses Avaí e Joinville, é de cinco mil pagantes por jogo. Na partida do Inter contra o Caçador, quarta-feira, 2.555 pessoas pagaram ingresso e proporcionaram uma renda de R$ 48.505,00.

Continua depois da publicidade

A capacidade atual de público do Tio Vida é para 5.531 espectadores, mas a prefeitura de Lages, que administra o estádio, pretende aumentar esse número para perto de 10 mil até o fim do ano já com vistas à possível participação do Inter na série A de 2015.

Inter conquistou o primeiro turno em casa. Foto: Nilton Wolff, O Goleador

No returno que começa neste fim de semana o Leão Baio disputará quatro jogos em casa e cinco fora.

Porém, a menor presença diante da torcida em relação ao turno não significa total prejuízo, já que dois destes jogos em Lages serão justamente contra Guarani de Palhoça (17 de setembro) e Concórdia (4 de outubro), os dois times que mais ameaçaram o Inter no turno e que, com 19 pontos, também têm boas chances de se classificar para o quadrangular final pelos critérios técnicos.

Depois deles, só Tubarão e Blumenau, ambos com 12, representam algum perigo neste início de returno. Na primeira fase, o Inter conseguiu bons resultados jogando fora contra Guarani (vitória dos lageanos por 2 a 0 em Palhoça) e Concórdia (empate em 0 a 0 no Oeste).

Pontos zeram no returno, mas acumulam na classificação geral

A partir deste domingo a série B do Catarinense contará com duas classificações paralelas. A do returno iniciará com os pontos zerados para todos os times, e ao fim da nona rodada será definido o segundo classificado para o quadrangular final, com direito a um ponto de bonificação, assim como aconteceu com o Inter de Lages ao conquistar o primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Mas caso esse vencedor seja novamente o Inter, o time de Lages entrará na terceira fase com dois pontos. Já a classificação geral continua de onde parou e somará os dois turnos.

No fim, irão para o quadrangular final os campeões do turno e do returno mais os dois times com melhor pontuação na classificação geral. Se o Inter conquistar o returno, serão três as vagas definidas pela pontuação.

Os dois mais bem pontuados no quadrangular final subirão para a série A em 2015, e o último colocado na classificação geral será rebaixado para a série C.

RESULTADOS 9ª RODADA -TURNO

* Inter de Lages 1 x 0 Caçador

* Guarani de Palhoça 6 x 2 Canoinhas

* Concórdia 2 x 0 Hercílio Luz

* Blumenau 1 x 1 Camboriú

* Tubarão 4 x 0 Porto

JOGOS 1ª RODADA – RETURNO

* Sábado, 20h30min: Tubarão x Canoinhas

* Domingo, 15h: Camboriú x Guarani

* Domingo, 15h30min: Concórdia x Caçador

* Domingo, 16h: Blumenau x Hercílio Luz

* Domingo, 18h30min: Inter de Lages x Porto

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º: Inter de Lages – 20 pontos

2º: Guarani (Palhoça) – 19 pontos *

º: Concórdia – 19 pontos

4º: Tubarão – 12 pontos

5º: Blumenau – 12 pontos

6º: Camboriú – 11 pontos

7º: Porto (Porto União) – 8 pontos

8º: Canoinhas – 8 pontos

9º: Hercílio Luz (Tubarão) – 7 pontos

10º: Caçador – 3 pontos

* O Guarani pode perder três pontos caso a sua condenação pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina por ter escalado um jogador supostamente irregular na segunda rodada do turno, contra o Tubarão, seja confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, órgão máximo da justiça desportiva brasileira.

Continua depois da publicidade