A Regata Jacques Vabre terminou nesta sexta-feira com a chegada do último barco a Itajaí, destino final da maior travessia transatlântica do mundo. O barco Creno – Moustache Solidaire cruzou a linha de chegada após 33 dias de prova. Apenas 25 barcos dos 42 que largaram conseguiram completar os 10 mil quilômetros da regata entre França e Brasil.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre a Regata Jacques Vabre
A edição atual – que largou em 25 de outubro – bateu o recorde de desistências com 17 saídas, duas a mais do que em 2011. As frentes frias no Golfo de Biscaia, entre o Norte da Espanha e o Nordeste da França, causaram os maiores estragos às duplas.
– A regata foi bastante difícil, principalmente no Golfo de Biscaia. Pegamos três grandes tempestades, um batismo e tanto para o nosso time. Posso dizer que agora estamos preparados para outro desafio desse porte na vela oceânica – contou o brasileiro Renato Araújo, que fez dupla com o campeão olímpico Eduardo Penido a bordo do Zetra, primeiro barco do país na história da regata.
A prova foi dividida em quatro categorias entre monocascos e multicascos. Do primeiro veleiro a chegar no Brasil, que foi o trimarã Macif, até o lanterninha Moustache Solidaire, a diferença de tempo foi de quase 21 dias.
Continua depois da publicidade