A edição 2015 da Transat Jacques Vabre entra para a história como a mais difícil das 12 já realizadas. A regata entre a França e o Brasil, considerada a maior travessia transatlântica do mundo, já registrou 17 abandonos. As condições meteorológicas previstas – ventos superiores a 30 nós, ondas e correntes contrárias – contribuíram para que a temporada atual superasse as 15 baixas de 2011, quando a prova terminou na Costa Rica. Entre as causas das desistências estão capotagem, perda do mastro e falta de energia a bordo.
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Os 42 barcos participantes largaram de Le Havre, no dia 25 de outubro, com destino a Itajaí, em um percurso de 10 mil quilômetros. Do total, apenas 25 veleiros continuam em curso.
– A meteorologia é difícil e o vento é bem forte e contrário, por isso o barco sofre mais. Isso não ocorre só com a Jacques Vabre. A cada edição, há barcos que não estão preparados o suficiente para isso. Por outro lado, é também um esporte técnico, então é normal que ocorram quebras – explica a diretora da regata, Sylvie Viant.
Os casos mais graves de abandono da prova foram do monocasco Hugo Boss e do multicasco Prince de Bretagne. Os velejadores precisaram ser resgatados por helicóptero após suas embarcações capotarem por causa do mau tempo. Apesar de não se machucarem, a situação exigiu que eles acionassem o botão de emergência.
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Barco brasileiro também teve problemas
O barco 100% brasileiro que corre a prova também registrou problemas no percurso. Os velejadores Eduardo Penido e Renato Araújo precisaram se afastar da flotilha para consertar a vela genoa, próximo das Ilhas Canárias. Agora, a meta da dupla é chegar bem em Itajaí _ eles estão em sétimo lugar da Class40.
– As condições de mar são muito diferentes das dos treinos que fizemos antes. Quando chegarmos em Itajaí vamos conhecer melhor o barco e quem sabe nas próximas edições brigar por melhores posições. Esperamos terminar a regata sem nenhum problema mais sério – afirma Araújo.
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Os primeiros barcos a chegar ao litoral catarinense serão os dois modernos trimarãs – com três cascos e 102 pés – da classe Ultime. A previsão é que Macif e Sodebo cruzem a linha de chegada entre o fim da noite de quinta-feira e o início da tarde de sexta-feira.
Lista dos barcos que estão fora da Jacques Vabre:
Team Concise (Class40)
Bretagne Crédit Mutuel (Class40)
Earendil (Class40)
Le French Tech Rennes Saint Malo (Multi50)
Hugo Boss (IMOCA)
Safran (IMOCA)
Adopteunskipper.net (IMOCA)
SMA (IMOCA)
O Canada (IMOCA)
Spirit of Hungary (IMOCA)
Bastide – Otio (IMOCA)
Edmond de Rothschild (IMOCA)
Aerocampus (IMOCA)
Maître CoQ (IMOCA)
St Michel – Verbac (IMOCA)
Prince de Bretagne (Ultime)
Actual (Ultime)