A edição 2015 da Transat Jacques Vabre entra para a história como a mais difícil das 12 já realizadas. A regata entre a França e o Brasil, considerada a maior travessia transatlântica do mundo, já registrou 17 abandonos. As condições meteorológicas previstas – ventos superiores a 30 nós, ondas e correntes contrárias – contribuíram para que a temporada atual superasse as 15 baixas de 2011, quando a prova terminou na Costa Rica. Entre as causas das desistências estão capotagem, perda do mastro e falta de energia a bordo.

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Os 42 barcos participantes largaram de Le Havre, no dia 25 de outubro, com destino a Itajaí, em um percurso de 10 mil quilômetros. Do total, apenas 25 veleiros continuam em curso.

– A meteorologia é difícil e o vento é bem forte e contrário, por isso o barco sofre mais. Isso não ocorre só com a Jacques Vabre. A cada edição, há barcos que não estão preparados o suficiente para isso. Por outro lado, é também um esporte técnico, então é normal que ocorram quebras – explica a diretora da regata, Sylvie Viant.

Os casos mais graves de abandono da prova foram do monocasco Hugo Boss e do multicasco Prince de Bretagne. Os velejadores precisaram ser resgatados por helicóptero após suas embarcações capotarem por causa do mau tempo. Apesar de não se machucarem, a situação exigiu que eles acionassem o botão de emergência.

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Barco brasileiro também teve problemas

O barco 100% brasileiro que corre a prova também registrou problemas no percurso. Os velejadores Eduardo Penido e Renato Araújo precisaram se afastar da flotilha para consertar a vela genoa, próximo das Ilhas Canárias. Agora, a meta da dupla é chegar bem em Itajaí _ eles estão em sétimo lugar da Class40.

– As condições de mar são muito diferentes das dos treinos que fizemos antes. Quando chegarmos em Itajaí vamos conhecer melhor o barco e quem sabe nas próximas edições brigar por melhores posições. Esperamos terminar a regata sem nenhum problema mais sério – afirma Araújo.

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Os primeiros barcos a chegar ao litoral catarinense serão os dois modernos trimarãs – com três cascos e 102 pés – da classe Ultime. A previsão é que Macif e Sodebo cruzem a linha de chegada entre o fim da noite de quinta-feira e o início da tarde de sexta-feira.

Lista dos barcos que estão fora da Jacques Vabre:

Team Concise (Class40)

Bretagne Crédit Mutuel (Class40)

Earendil (Class40)

Le French Tech Rennes Saint Malo (Multi50)

Hugo Boss (IMOCA)

Safran (IMOCA)

Adopteunskipper.net (IMOCA)

SMA (IMOCA)

O Canada (IMOCA)

Spirit of Hungary (IMOCA)

Bastide – Otio (IMOCA)

Edmond de Rothschild (IMOCA)

Aerocampus (IMOCA)

Maître CoQ (IMOCA)

St Michel – Verbac (IMOCA)

Prince de Bretagne (Ultime)

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