O suspense está próximo do fim para os quase 30 mil estudantes que prestaram o vestibular da UFSC em dezembro. A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) informou que o listão com os aprovados deve ser divulgado até 31 de janeiro. O prazo é necessário para a instituição analisar os recursos dos candidatos, mas a UFSC diz que está fazendo o possível para adiantar o resultado.

Continua depois da publicidade

:: Veja mais notícias sobre o vestibular da UFSC

A demora inédita é decorrente do novo processo que possibilita pedidos de vistas e recursos ao candidatos antes da publicação do resultado oficial. Presidente da Coperve, o professor Olinto José Varela Furtado explica como a metodologia torna impossível calcular as datas, já que o calendário depende do volume de vistas e recursos. Furtado acredita que, ao contrário de muitas instituições, a UFSC tem se esforçado para tornar o concurso mais justo:

– A maioria das universidades costuma divulgar as notas e a classificação juntos, como a UFSC fazia, e sempre há alunos que entram na justiça pela revisão de algo que discordam – afirma o presidente.

Continua depois da publicidade

As matrículas deste ano também devem acontecer um pouco mais tarde, principalmente pelo calendário do vestibular. As inscrições serão divididas em duas etapas: a primeira, em 20 e 21 de fevereiro, é para os aprovados (com ou sem cotas) que não necessitam se apresentar para as comissões de validação de autodeclaração.

A segunda parte, entre 24 e 26 de fevereiro, é para quem precisa validar a autodeclaração de renda. Confira aqui o calendário completo no site da UFSC.

Recursos atendem solicitação do MP-SC

A prova foi aplicada em dezembro para 34 mil estudantes no estado inteiro, registrando perto de 19% de abstenção. No ano passado, o resultado foi divulgado pela UFSC no dia 10 de janeiro, mas um acordo entre a universidade e o Ministério Público de SC (MP-SC) empurrou a divulgação do Vestibular 2014 para o fim do mês, pelo menos.

Continua depois da publicidade

– O Ministério Público pediu para a UFSC possibilitar o sistema de recursos no vestibular anterior, mas não havia tempo hábil para isso. Então, no ano passado, permitimos o acesso ao material apenas para consulta.

As vagas do processo seletivo são distribuídas em cinco campi – Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Blumenau e Araranguá. Neste ano, o candidato poderá usar a nota do Enem para compor até 30% da pontuação final.

Outra mudança é o aumento das vagas reservadas via Política de Ações Afirmativas (cotas) de 30% para 35%, sendo 25% para estudantes egressos de escolas da rede pública e 10% para candidatos autodeclarados negros.

Continua depois da publicidade

Candidatos e parentes irritados com demora

Na quarta-feira, o leitor Vilson da Silveira entrou em contato com o Diário Catarinense pedindo uma intervenção do Ministério Público e uma explicação por parte da Coperve. A instituição respondeu em seguida, afirmando que o prazo já estava previsto no edital do Vestibular e segue uma solicitação do próprio MPSC.

Confira a nota completa:

“Em resposta à carta do Sr Vilson da Silveira, temos a informar que a Comissão Permanente de Vestibular, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual, resolveu, conforme publicado no Edital 04/Coperve/2013, mudar a sequência da divulgação do resultado do concurso.

Assim, primeiramente foi divulgado o Boletim de Desempenho Preliminar, sendo que, após a divulgação, os candidatos tinham dois dias úteis para requerer vista dos seus cartões-resposta da prova objetiva, de sua redação e/ou de suas respostas das questões discursivas.

Continua depois da publicidade

A COPERVE tinha, então, até dez úteis para disponibilizar os pedidos de vista, mas o fez antes do prazo. Disponibilizados os pedidos, os candidatos tinham dois úteis para interpor recurso junto à Comissão. A COPERVE, conforme previsto no Edital, está reavaliando as provas dos candidatos que entraram com recurso.

Além disso, de acordo com o Edital, os resultados dos recursos e do concurso vestibular 2014 devem ser divulgados em até dez dias úteis após a solicitação dos recursos, isto é, a Coperve tem até 31 de janeiro para divulgar os resultados.

Ou seja, pode-se informar que todos os trâmites estão em total acordo com o Edital do Vestibular, amplamente divulgado desde o período de inscrição dos candidatos. No entanto, a comissão está envidando esforços para diminuir o prazo de divulgação”.

Continua depois da publicidade