A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) da UFSC disponibilizou, na noite dessa quarta-feira, o acesso aos documentos do exame que tiveram pedidos de vistas – redação, gabaritos e questões discursivas.
Continua depois da publicidade
Agora, os estudantes têm até sexta-feira, dia 17, para entrar com recursos contra as correções feitas pela UFSC. Com os pedidos de vistas no ar, o calendário da Coperve começa a se definir e a nova previsão é que os resultados sejam divulgados até o fim de janeiro.
:: Primeiro lugar na Udesc dá dicas para quem aguarda resultados
:: UFFS em SC seleciona 490 estudantes via Sisu
Continua depois da publicidade
Como o presidente da Coperve Olinto José Varela Furtado informou ao Diário Catarinense na semana passada, ainda é impossível calcular uma data porque todo o processo depende do volume de vistas e recursos. Furtado explicou ainda que não pode divulgar o número de requisições, já que todas as informações referentes ao concurso são sigilosas.
A partir de segunda-feira, a equipe da Coperve começa a analisar os pedidos de recurso dos candidatos e o resultado deve ser divulgado em até dez dias úteis – ou seja, 31 de janeiro.
Novo sistema de recursos é razão da demora
A prova foi aplicada em dezembro para 34 mil estudantes no estado inteiro. No ano passado, o resultado foi divulgado pela UFSC no dia 10 de janeiro, mas um acordo entre a universidade e o Ministério Público de SC (MP-SC) empurrou a divulgação do Vestibular 2014 para o fim do mês, pelo menos.
Continua depois da publicidade
Furtado, entretanto, está certo de que as redefinições no calendário deixaram o exame muito mais justo:
– A maioria das universidades costuma divulgar as notas e a classificação juntos, e sempre há alunos que entram na justiça pela revisão de algo que discordam. O Ministério Público pediu para a UFSC possibilitar os recursos já no vestibular anterior, mas não haveria tempo hábil para isso. Então permitimos o acesso ao material, mas apenas para consulta.
:: Cronograma
? Pedidos de recursos: 16 e 17 de janeiro
? Análise dos recursos: prazo vai de 20 a 31 de janeiro
? Publicação do resultado final: Logo após resultados dos recursos
Maior vestibular público de SC
Aplicada em dezembro, a prova da UFSC é considerada o maior vestibular público de SC, já que a da Acafe é voltada às instituições privadas e a UFFS utiliza as notas do Enem para selecionar os estudantes via Sisu.
Continua depois da publicidade
As vagas do processo seletivo são distribuídas em cinco campi – Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Blumenau e Araranguá. Neste ano, o candidato poderá usar a nota do Enem – publicadas na semana passada – para compor até 30% da pontuação final.
Outra mudança é o aumento das vagas reservadas via Política de Ações Afirmativas (cotas) de 30% para 35%, sendo 25% para estudantes egressos de escolas da rede pública e 10% para candidatos autodeclarados negros.