A televisão estatal da Coreia do Norte exibiu nesta terça-feira pela primeira vez imagens do corpo do líder Kim Jong-il, morto no sábado, em um caixão de vidro, diante do filho mais novo, Kim Jong-un, e de várias autoridades do regime.
Continua depois da publicidade
O canal exibiu fotos do corpo do ex-dirigente do regime comunista, vestido com o habitual traje de cor cáqui, com a maior parte do corpo coberta por uma tela, no Palácio Memorial Kumsusan de Pyongyang.
As imagens mostram várias autoridades norte-coreanas prestando homenagem a Kim Jong-il, incluindo seu filho Kim Jong-un, vestido com terno preto, enquanto os demais vestem uniforme do Exército.
“O camarada Kim Jong-un observou o corpo do camarada Kim Jong-il com dirigentes do partido, do governo e militares, e expressou suas condolências com grande dor”, afirma um comunicado da agência oficial de notícias norte-coreana.
Continua depois da publicidade
O corpo de Kim Jong-il foi levado para o mausoléu Kumsusan de Pyongyang, onde também está o corpo de seu pai, o fundador da Coreia do Norte comunista, Kim Il-sung, que morreu em 1994.
A imprensa norte-coreana divulgou imagens de cenas de histeria coletiva após o anúncio da morte de Kim Jong-Il, vítima de um ataque cardíaco no sábado passado.
O funeral está programado para o dia 28 de dezembro e os norte-coreanos foram convocados a apoiar Kim Jong-Un como novo líder do país.
Continua depois da publicidade