Depois de três dias de testes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) antecipou para esta quinta-feira a liberação total do túnel do Morro do Agudo na BR-101, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. A princípio, essa liberação aconteceria na sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Os últimos testes que tiveram início na terça-feira, estavam previstos para terminarem às 14h desta quinta. Na sexta, haveria uma reunião para avaliar os trabalhos. Como a avaliação foi concluída logo após os testes, o túnel foi totalmente liberado às 15h10min.
Nos próximos 90 dias a movimentação no túnel será monitorada para que sejam feitos aprimoramentos. De acordo com a assessoria do Dnit, este é um período importante, já que as eventuais melhorias serão feitas levando em conta o fluxo de veículos que o túnel irá receber.
Atrasos na liberação
Continua depois da publicidade
O túnel do Morro do Agudo começou a ser construído em 2008. Até a liberação nesta quinta-feira, a conclusão dos trabalhos foi adiada cinco vezes.
O novo acesso no sentido Norte/Sul foi construído em um dos maiores gargalos da BR-101 Sul. Ele conta com e conta com duas pistas e acostamento.
Segurança após a vistoria
A vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros, em fevereiro, foi um das últimas etapas para pôr a transposição em uso. Entre as mudanças propostas após a vistoria, estavam a diminuição do espaçamento entre grades da passarela para pedestre e aumento no número de hidrantes de oito para 19.
Continua depois da publicidade
No fim de abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou o opacímetro, equipamento responsável por medir a visibilidade e a qualidade do ar dentro do túnel, outra exigência do Corpo de Bombeiros.
O túnel terá monitoramento das condições ambientais, controle de segurança e sistema de câmeras internas instaladas a cada cem metros, que captam imagens à distância.