O Corpo de Bombeiros vistoriou o sistema de segurança do Túnel do Morro Agudo, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, na segunda-feira. A medida é uma das últimas etapas para pôr a transposição, que faz parte da duplicação da BR-101, em uso. A próxima fase são os testes finais. Tudo indica que a entrega ficará só para depois do Carnaval.

Continua depois da publicidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não informa a data de inauguração, mas o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das obras na rodovia, Ronaldo Benedet, afirma ter recebido a promessa de entrega após o período da festa de momo.

Benedet ainda observou que o Dnit se articula para trazer a presidente Dilma Rousseff (PT) para cortar a faixa de abertura do primeiro túnel a ser liberado no trecho Sul da rodovia no Estado. A obra teve cinco adiamentos e custou R$ 67,7 milhões.

O supervisor do Dnit de São José, João José Vieira, explica que o Corpo de Bombeiros vistoriou a obra para confirmar se as alterações solicitadas no projeto foram executadas. Entre as mudanças estão a diminuição do espaçamento entre grades da passarela para pedestre e aumento no número de hidrantes de oito para 19. De acordo com o tenente-coronel da Diretoria de Atividades Técnicas Valdir Florença, os testes foram satisfatórios.

Continua depois da publicidade

Os cabos de fibra ótica, responsáveis por passar a informação dos sensores de fumaça para a central de comando já chegaram da Alemanha e começaram a ser instalados.

Gargalos da BR-101

– Túnel Morro dos Cavalos, Palhoça – Depois de 10 anos de discussões, o Dnit planeja lançar um novo edital para ampliar a atual pista. A previsão é fazer uma quarta faixa de cerca de 1,5 quilômetro no sentido Norte/Sul. Conforme o órgão, a meta é lançar a licitação em março.

– Túnel do Morro do Formigão, Tubarão – Em reunião com o Dnit, o deputado federal Ronaldo Benedet disse que o governo federal se comprometeu em lançar uma nova licitação em um mês. A construção precisa de dois anos para ser concluída.

Continua depois da publicidade

– Ponte do Canal de Laranjeiras, Laguna – O consórcio Camargo Corrêa-M. Martins-Construbase espera há um ano, quando venceu a licitação, para começar a obra. No final de janeiro foi liberada a licença ambiental. Mas, após o Tribunal de Contas da União investigar a suspeita de sobrepreço de R$ 40 milhões, o Dnit estuda “baratear” a obra. O processo continua em análise no TCU.