O potencial de crescimento de Tubarão está relacionado a três estruturas que não estão dentro da cidade: o Porto de Imbituba, o Porto de Laguna e o Aeroporto de Jaguaruna. A cidade é a maior no entorno e funciona como ponto de referência para quem busca hospedagem em função de reuniões de negócios no porto ou para aguardar o próximo voo.

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Jaraguá, Tubarão e Criciúma são destaques em potencial de consumo

A isso, se soma o destravamento da BR-101, com a construção da Ponte Anita Garibaldi, que deixou o acesso à cidade, para quem vem do Norte, agora duplicado. Restam apenas a ponte sobre o Rio Tubarão, mais ao Sul do município, para duplicar completamente o trajeto na principal rodovia do Estado.

– Já deu para sentir a busca de empresas por terrenos na região, mas esse clima pessimista brasileiro está segurando por enquanto – diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão, Murilo Ghisoni Bortoluzzi.

Para Ghisoni, o município precisa se consolidar como um canal do Mercosul e, para tal, deve começar a se preparar para o desenvolvimento que virá. Deve construir o plano de mobilidade e atualizar o plano diretor.

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Porto de Imbituba puxa desenvolvimento do Sul catarinense

– Tem uma série de empresas de Tubarão que prestam serviços para o porto, seja em engenharia ou em fornecimento de produtos. E temos um contrato de inteligência com a Unisul, que é da cidade, para prestação de serviços e pesquisas – conta o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo.

Apenas nesse porto, o aumento da movimentação de cargas foi de 60% entre 2013 e 2014. E a previsão é que ocorra uma aumento neste ano, mesmo com a crise, algo em torno de 8%.