Por unanimidade, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) anulou a falência da metalúrgica Duque, de Joinville, no julgamento desta quinta-feira, em Florianópolis. Os três desembargadores votaram a favor do recurso da empresa, suspendendo o decreto de falência em primeira instância, dado pela juíza da 6ª Vara Cível de Joinville, Viviane Speck de Souza, em julho de 2015.

Continua depois da publicidade

:: Justiça confirma falência da metalúrgica Duque

:: TJSC concede liminar suspendendo falência

:: Leia mais sobre negócios e gestão no Negócios & Cia

Durante todo o período de discussão jurídica sobre o futuro da companhia, a empresa continuou em funcionamento com quadro reduzido de funcionários, cerca de 80 pessoas, e produção de pouco mais de 70 toneladas. Depois da decisão da 6ª Vara, os funcionários continuaram trabalhando amparados por uma liminar do TJSC.

Continua depois da publicidade

O representante da empresa, consultor Magnus Carvalho do Couto, comemorou a vitória e diz que a aprovação do plano de recuperação judicial põe fim à insegurança jurídica que impedia o crescimento da companhia.

Apesar da crise econômica, Couto acredita que grandes clientes da metalúrgica no setor de linha branca deverão aumentar o número de pedidos. No ano passado, faziam parte da carteira de clientes as fabricantes de eletrodomésticos Electrolux e Whirlpool.

Segundo Couto, a empresa cumpriu suas metas ao longo do ano passado, que daria condições de chegar ao fim do ano com faturamento de aproximadamente R$ 3 milhões, quantia suficiente para cobrir os custos.