Após adiar o resultado da audiência de segunda-feira para esta terça, a Justiça russa deve anunciar ainda pela manhã o futuro da bióloga Ana Paula Maciel. Presa na Rússia há exatos dois meses sob acusação de pirataria e vandalismo, a brasileira já passou por dois julgamentos desde setembro.
Continua depois da publicidade
Prevista para ser divulgada às 11h (5h pelo horário de Brasília), a decisão só deve sair depois do meio-dia (hora local). Antes do anúncio, passam por audiência o neozelandês David John Haussmann, e do polonês Tomasz Dziemianczuk.
Leia mais
>> Ativista brasileira presa na Rússia deve ser solta em dois dias
Continua depois da publicidade
>> “É um turbilhão de emoções”, afirma mãe da ativista
>> Todas as notícias sobre a prisão dos ativistas
Mesmo que o pedido de liberdade com pagamento de fiança, Ana Paula não deve ser autorizada a voltar para o Brasil. Ela deve permanecer na Rússia até o desfecho do processo no país.
Na segunda, três tripulantes do navio Artic Sunrise foram liberados mediante pagamento de fiança, o que aumentou a expectativa pela liberação de Ana Paula. Em audiência realizada no tribunal de São Petersburgo, a Justiça decidiu pela soltura dos russos Ekaterina Zaspa, médica a bordo do navio, Denis Siniakov, fotógrafo que acompanha o grupo e de Andrey Allakhverdov, radio jornalista de renome no país. De acordo com o Greenpeace Brasil, a Rússia não justificou as liberações.
Já o australiano Colin Russell teve o pedido de fiança negado. O ativista teve a prisão preventiva prorrogada até 24 de fevereiro. O Greenpeace vai recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
Espera-se que até o final desta semana a Justiça russa defina o destino de todos os tripulantes do Artic Sunrise.