A Polícia Militar (PM) faz buscas a um grupo de detentos que fugiu do Presídio Regional de Biguaçu, na Grande Florianópolis, na tarde deste domingo. Treze presos escaparam através de um buraco na ala de visita da unidade. Eles teriam rompido uma grade onde fica um pequeno exaustor. Três deles foram recapturados até as 19h30min.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de segurança

Segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Administração Prisional (Deap), a direção da unidade está fazendo a contagem dos detentos. O presídio fica no Centro da cidade, ao lado da prefeitura, numa estrutura que antes abrigava a delegacia de Biguaçu.

A unidade é considerada a segunda pior de Santa Catarina, somente atrás do Presídio Regional de Blumenau. Em Biguaçu, o presídio improvisado fica na área central, ao lado de uma creche, da prefeitura e da Apae.

Continua depois da publicidade

Em novembro do ano passado, a prefeitura e o Estado anunciaram a construção da nova unidade prisional na chamada Vila de Segurança a ser criada. No entanto, até momento somente o prédio do Corpo de Bombeiros foi inaugurado. Os prédios da PM, Polícia Civil e o presídio seguem apenas no projeto.

O Deap instaurou inquérito administrativo para a apurar o ocorrido e a corregedoria do órgão foi acionada. Em nota, o departamento disse que “oportunamente, a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) vem advertir mais uma vez sobre a emergente necessidade da construção de novas unidades prisionais na Grande Florianópolis”.