Três crianças ainda estão internadas por causa da intoxicação por ingestão de leite da marca Holandês em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Elas estão hospitalizadas em Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte, e em Joinville, no Norte, mas não correm risco de morte, conforme informou o diretor da Vigilância Epidemiológica no Estado, Fábio Gaudenzi.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina decidiu retirar do mercado lotes de leite que seriam responsáveis pela intoxicação de pelo menos 18 crianças menores de três anos. Elas apresentaram quadro de cianose central aguda, que se trata da falta de oxigenação dos tecidos do corpo. Até à tarde deste domingo, 15 crianças apresentaram melhora e receberam alta.
Segundo a Vigilância, os sintomas foram ocasionados pelo consumo de nitrito, que impede a absorção de oxigênio pelas hemoglobinas, células vermelhas, responsáveis pelo transporte de oxigênio, do sangue. Ao que tudo indica, o nitrito foi consumido junto com leite da marca Laticínio Holandês, com sede em Biguaçu. Todas as caixas dos lotes 0687 e 0689 estão sendo recolhidas dos pontos de venda.
Continua depois da publicidade
De acordo com o médico-veterinário da empresa Holandês, Luiz Carlos Simas Custódio, a suspeita é que houve mesmo um problema de resíduo no processo de limpeza de uma das tubulações da pasteurização do leite. Ele considerou o fato como fatalidade. Luiz observou que a empresa está há 30 anos no mercado catarinense devidamente inspecionada e nunca teve qualquer problema desse tipo.
A empresa garantiu também que está em contato com as famílias das crianças intoxicadas para prestar assistência, que aguarda os resultados das análises e a liberação para voltar a fazer a comercialização dos produtos. A Holandês produz 25 mil litros de leite por dia.
Recomenda-se que, caso a pessoa tenha leite da marca em casa, verifique o lote impresso na caixa. Caso coincida com os lotes citados, entre em contato com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica por meio dos seguintes telefones: (48) 3221-8452 ou (48) 9112-2719 (dias de semana das 7h às 19h) e (48) 9105-5450 (durante a semana das 19h às 7h e finais de semana e feriados). Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e laboratorial, bem como tratamento, ligar para o Centro de Informações Toxicológicas no telefone 0800-643-5252.
Continua depois da publicidade