Os lotes 0687 e 0689 do leite pasteurizado fabricado pela marca Laticínio Holandês, produzido em Biguaçu, na Grande Florianópolis, foram retirados do mercado por decisão da Secretaria de Estado da Saúde. Em nota divulgada pela Secretaria, o leite desses lotes teria sido responsável pela intoxicação de crianças menores de três anos. Ainda segundo a Secretaria, quem tiver leite desses lotes em casa não deve consumi-lo.
Continua depois da publicidade
A suspeita, até o momento, é de que a intoxicação tenha sido causada pela ingestão de substância metemoglobinizante, que, em certas condições, impede o transporte do oxigênio no sangue e pode causar asfixia. A Secretaria ressalta que, antes mesmo da confirmação da origem do leite contaminado, já havia emitido alerta aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do problema.
As notificações dos casos de crianças internadas, apresentado escurecimento da região da boca, sem causa aparente, chegaram à Secretaria no dia 20, quando passaram a ser investigadas. Os casos foram registrados em Florianópolis e Itajaí. Quinze crianças teriam sido hospitalizadas, sendo que três apresentaram melhora. Três precisaram ser levadas para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Elas precisaram de soro e ventilação mecânica.
Outros procedimentos estão sendo feitos pelas equipes municipais, regionais e estadual, tanto de Vigilância Epidemiológica quanto de Vigilância Sanitária, em parceria da Cidasc, Agência de Serviços Especializados e Regulação/SES e Centro de Informações Toxicológicas/SES.
Continua depois da publicidade
Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e laboratorial, bem como tratamento, a Secretaria disponibilizou o telefone do Centro de Informações Toxicológicas: 0800- 643-5252.
A reportagem tentou falar com o telefone divulgado no site da empresa, mas não houve contato.