Representantes das Defesas Civis de Jaraguá do Sul e do Estado devem enviar um novo relatório ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB) para pedir informações do tremor sentido na terça-feira de manhã pelos moradores das localidades de Alto São Pedro e Jaraguazinho, no interior da cidade.
Continua depois da publicidade
Em um intervalo de pouco mais de 30 horas, dois tremores foram sentidos pelos moradores de Alto São Pedro e do Jaraguazinho, localidades do bairro Garibaldi, na divisa de Jaraguá do Sul com Rio dos Cedros. O primeiro abalo foi registrado no domingo à tarde, e o segundo, na manhã de terça-feira, logo depois que técnicos da Defesa Civil do Estado visitaram algumas casas.
O Obsis já emitiu um comunicado oficial apontando que houve um tremor de 2.3 na escala Richter, considerado de baixa magnitude e sem riscos. Fotos aéreas e vídeos feitos da região também serão analisadas.
A Defesa Civil tem trabalhado para mostrar à população que o fenômeno é natural e que, cientificamente, há mínimas chances de um terremoto de grande magnitude na região. A escala Richter vai de 0 a dez e só tremores acima de 4.0 podem provocar algum danos a estruturas da construção civil, por exemplo.
Confira as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região
Continua depois da publicidade
Esta não é a primeira vez que abalos sísmicos são sentidos na cidade. Em 2010, sete tremores foram registrados em menos de 36 horas, nas localidade Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte. No último fenômeno comprovado pelo observatório de Brasília, em outubro de 2014, um tremor com magnitude de 3.5 na escala Richter foi sentido em pelo menos cinco bairros.
Para ter ideia de como pequenos tremores são frequentes no País, o Obsis registrou 15 abalos em todo o País.
Outros tremores pelo Brasil na última semana:
Terça, 29
Santa Tereza de Goias/GO
Magnitude 2.0
Sao Caetano/PE
Magnitude 1.5
Agrestina/PE
Magnitude 1.5
Domingo, dia 27
Jaragua do Sul/SC
Magnitude 2.3
Herculândia/SP
Magnitude 3.1
Sábado, dia 26
Bonito/MS
Magnitude 3.1
Quinta, dia 24
Aquidauana/MS
Magnitude 0.7
Prudente de Morais/MG
Magnitude 2.6
Matozinhos/MG
Magnitude 2.6
Sete Lagoas/MG
Magnitude 3.1
Fronteira Peru-Brazil
Magnitude 4.1
Matozinhos/MG
Magnitude 2.0
Quarta, dia 23
Sao Caetano/PE
Magnitude 2.3
Taquaritinga/SP
Magnitude 1.8
Itacarambi/MG
Magnitude 2.1