Um novo empreendimento, que está funcionando no Parque Porta do Mar, inaugurado há dois meses no bairro Espinheiros, em Joinville, vem chamando atenção de moradores e de turistas que visitam o local.

Continua depois da publicidade

O Trem Náutico é um projeto antigo de Odair Gilmar Beninca e tem como objetivo surpreender as pessoas com as belezas naturais da Lagoa do Saguaçu e da foz do rio Cachoeira, durante um passeio de 40 minutos por aquelas águas.

O passeio custa R$ 10 por pessoa (sendo que crianças menores de cinco anos pagam metade do valor) e as saídas ocorrem entre 9 e 17 horas, aos sábados, domingos e feriados. Tendo público, a embarcação, que tem capacidade para levar 11 pessoas, pode sair do trapiche construído no Parque Porta do Mar.

-É bom lembrar que temos autorização da marinha e todos os equipamentos se segurança necessários para a embarcação-, ressalta Beninca.

Segundo ele, a região da Lagoa do Saguaçu e foz do Cachoeira é um berçário natural de pássaros, peixes e crustáceos (como o caranguejo, por exemplo) e ainda é pouco conhecida pelos moradores de Joinville.

Continua depois da publicidade

-O projeto acaba fazendo uma conscientização ambiental com as pessoas que participam do passeio. E todos ficam encantados-, diz.

A ideia de construir o Trem Náutico surgiu há anos, quando Beninca trabalhava em Barra Velha com passeios de banana boat. Ele percebeu que as pessoas reclamavam dos tombos e tinham interesse em curtir a natureza e a paisagem.

Quando estudou marketing, desenvolveu um projeto que levou o nome de Trem Náutico e ganhou um estudo de viabilidade. Chegou a levar o projeto para Barra Velha enquanto esperava a construção de um trapiche em Joinville para colocar em operação seu projeto.

-Ainda não consegui implantar o projeto por inteiro porque vai precisar de algumas adaptações por causa do modelo do nosso trapiche, mas o Trem Náutico tem quatro vagões coloridos e pode levar mais gente para o passeio.

Continua depois da publicidade