O descarrilamento de um trem carregado de hidróxido de sódio no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, provocou a retirada de moradores de cerca de cem casas da região. A medida foi tomada porque o material pode provocar a morte caso seja inalado.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da rede BBC, mais de 20 vagões saíram dos trilhos na tarde deste domingo (horário local). Apesar do acidente, o condutor e o engenheiro do veículo não se feriram.
O governo do estado ainda não sabe as proporções dos danos, mas adiantou que, até o momento, não foi detectada poluição no ar. No entanto, um homem que estava próximo ao local do acidente procurou atendimento médico depois de relatar ardência nos olhos, informou Raquel Espinoza, porta-voz da empresa de ferrovias Union Pacific.
As causas do descarrilamento ainda são desconhecidas. Por medida de precaução, uma estrada que fica ao lado dos trilhos ficará fechada por pelo dois dias.
Neste ano, já foram registrados pelo menos cinco acidentes ferroviários. Em maio, a colisão entre dois trens no estado norte-americano de Connecticut deixou 50 feridos, quatro deles com gravidade. Na Argentina, um choque entre os veículos em junho matou três pessoas e deixou mais de 150 feridas.
Continua depois da publicidade
Já em julho, um trem canadense descarrilou. Foram confirmadas mortes de 13 passageiros. Outros 50 continuavam desaparecidos dois dias após o acidente.
No mesmo mês, a Espanha registrou 79 mortos depois que um trem saiu dos trilhos em Santiago de Compostela. Um levantamento inicial constatou que o excesso de velocidade teria provocado o incidente. Em depoimento, o maquinista admitiu descuido ao conduzir as composições. Este foi considerado o maior acidente ferroviário da história do país.
O mais recente ocorreu na Suíça e deixou uma vítima fatal.