Comissões técnicas das 32 seleções que participam do Congresso Técnico da Fifa começaram a chegar ontem a Florianópolis e, a partir de amanhã, todas estarão reunidas no Costão do Santinho para debater a organização da Copa do Mundo de 2014. Na pauta do seminário, considerado um dos momentos mais importantes antes dos jogos, estão todas as questões que definem o trabalho de treinadores, médicos, responsáveis pelo transporte e preparação de toda a estada das delegações durante o Mundial.
Continua depois da publicidade
> Confira os treinadores que já chegaram a Florianópolis
Continua depois da publicidade
A segurança de toda a competição já a partir da chegada das seleções – algumas têm previsão de vir para o Brasil um mês antes das partidas – será tratada com mais atenção. É um dos itens que a Fifa exige do país sede rigor igual ao dispensado a chefes de Estado. E Florianópolis vai servir de exemplo para o que virá logo à frente. A presença da Força Nacional de Segurança e o esquema de defesa montado com Exército, Aeronáutica e Marinha para Capital é o mesmo que aplicado às cidades-sede do Mundial.
As comissões técnicas também terão a oportunidade de esclarecer dúvidas de como proceder para trazer equipamentos e como está a organização dos centros de treinamentos (CTs). Entre as novidades deste congresso estão a Tecnologia da Linha do Gol e as paradas técnicas, sinalizadas pela Fifa na última semana. Outro assunto que também será apresentado são os andamentos das obras nos estádios e situação de cada uma das cidades sedes.
O Congresso Técnico é o mais importante evento de preparação para a Copa do Mundo. Em expressão, fica apenas atrás do sorteio de chaves que ocorreu ainda em dezembro de 2013, na Bahia. Embora o evento não tenha um caráter público nem de mídia, 120 jornalistas internacionais e outros 160 brasileiros estão na cidade para cobrir as definições do evento. Como também se trata do único momento em que os 32 treinadores estarão reunidos no mesmo lugar, é a oportunidade perfeita para fazer novos contatos e para a competição que começa em junho.
Continua depois da publicidade
A principal área do Costão do Santinho destinada para o evento é o espaço Tuguá, que irá comportar 500 pessoas durante os workshops. Apenas as comissões técnicas e representantes da Fifa têm acesso à área que será usada na quarta e quinta-feira pela manhã. Após essas reuniões com as comissões técnicas haverá uma coletiva de imprensa em outra área do Costão do Santinho, preparada para receber até 300 jornalistas.