Continuam nesta quarta-feira as obras para conter a água na barragem oeste, em Taió, no Alto Vale. O muro da barragem foi aberto para a construção de um canal extravasor, que compõe o trabalho de sobre-elevação da estrutura.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira vigas de aço estão sendo colocadas no trecho aberto. A intenção é criar uma segunda barreira para evitar que a água contida na barragem siga sem controle para a região Central de Taió em direção à região de Rio do Sul e o Médio Vale.

Leia também:

>> Índios acampam na barragem Norte, em José Boiteux

>> Barragem de José Boiteux tem 59% da capacidade usada

Continua depois da publicidade

O reforço foi solicitado à Defesa Civil do Estado depois que a população flagrou máquinas trabalhando entre a madrugada e o fim da tarde de segunda-feira para elevar um muro de barro feito para conter a água enquanto o canal extravasor estava sendo construído.

Porém, com a elevação do nível da água da barragem por conta das chuvas que caíram no fim de semana, o muro de barro – chamado de ensecadeira – recebeu reforço na altura e largura às pressas.

Entre a população de Taió há a preocupação, que tem gerado alarde, de que a estrutura de barro não seja suficiente para conter a água.

Nesta terça-feira e quarta-feira o prefeito do município, Hugo Lembeck foi acompanhar a obra e pediu formalmente explicações à empresa responsável.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de SC explicou que o canal extravasor deveria ter sido concluído em maio, antes do período de chuvas, mas que as obras atrasaram por conta do mau tempo.

Nesta quarta-feira as sete comportas da barragem seguiam abertas. Todas foram abertas ainda no último fim de semana. O nível da montante (área onde há o barramento) estava em 18,41 metros e a jusante (local depois do barramento), 8,27 metros. As informações são da Defesa Civil de Taió.

A reportagem tentou contato com a empresa responsável pelas obras, mas até o momento não teve retorno das ligações.