O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovou, em sessão realizada no começo desta semana, a realização de audiência pública para perícia na urna de Içara, cujos votos não puderam ser recuperados no 1º turno das eleições. A urna contém 287 votos eletrônicos que não puderam ser recuperados devido a problemas técnicos. A audiência ocorre no dia 5 de novembro.

Continua depois da publicidade

A urna é justamente da cidade do candidato a deputado estadual Dóia Guglielmi (PSBD), que perdeu a disputa eleitoral por apenas 38 votos para o também tucano Vicente Caropreso, de Jaraguá do Sul, eleito com 41.089 votos. Na audiência, serão feitos procedimentos de contingência e recuperação de dados.

Caso não haja resultados, haverá ainda uma tentativa de recuperação dos registrados por um aplicativo de auditoria. Caso a segundo tentativa não resgate os votos, há ainda a opção de que técnicos do Tribunal Superior Eleitoral tentem realizar uma decriptografia da urna.

Após a contagem dos votos, Dóia entrou na Justiça, pela Coligação Muda Santa Catarina (PSDB/PEN), pedindo a perícia. Como a urna é da cidade natal do candidato, a perícia e recuperação dos votos pode mudar o resultado final da eleição. Vicente Caropreso não retornou às ligações para comentar o caso.

Continua depois da publicidade