Com 41.089 votos, Vicente Augusto Caropreso (PSDB) é o segundo candidato jaraguaense a ser eleito para deputado estadual. A disputa para chegar ao cargo como 21º candidato mais votado do Estado foi acirrada: o deputado disputou voto a voto com o também tucano Dóia Guglielmi, de Içara. Foram apenas 37 votos de diferença.
Continua depois da publicidade
Dos 41.089 votos de Vicente, metade foram de Jaraguá do Sul, com 20.743. Com as demais quatro cidades da região, foram somados 28.601 votos da região, 69% do total.
– A expectativa era mais ou menos essa. Foi de mil em mil, de grão em grão. E a diferença na votação veio da microrregião, principalmente de Jaraguá do Sul e Guaramirim, que tiveram um resultado espetacular _ afirma ele, ressaltando o papel das mídia digitais e das redes sociais para a propagação de suas propostas.
Nascido em Blumenau e residente em Jaraguá do Sul desde 1984, o médico neurologista Caropreso começou sua carreira política como vereador jaraguaense, em 1996. Em 1998 foi eleito à deputado federal com 47.890 votos. Em 2002, perdeu a reeleição para deputado federal e em 2004 também não foi eleito para prefeito de Jaraguá do Sul. Foram doze anos de hiato até a volta para as eleições de 2014.
Continua depois da publicidade
AN Jaraguá – Quais são as prioridades para o mandato e para a região do Vale do Itapocu ?
Vicente Caropreso – Tem coisas que deixei bem claro: a primeira é a saúde regionalizada. Acredito que a agilização do acesso à medicina de média complexidade, que é o grande calo dos prefeitos, pode ser feita de maneira mais racional, beneficiando mais gente e mais rapidamente. A segunda, vou lutar para mais policiais estarem na região. Temos uma região desprovida em relação a outras. E a terceira é quanto à obras. Vou acompanhar de perto e cobrar a agilização e realização efetiva da duplicação da BR-280, que é uma tragédia. Nos preocupamos com vacinas para prevenir doenças, mas não tem vacina para prevenir a morte no trânsito, que continua cada vez pior.
ANJ – A partir do ano que vem, a região conta com dois representantes na Alesc. Você acredita que a região elegeu um número suficiente de candidatos para estar bem representada?
Caropreso – A representação em todas as estâncias são vitais a qualquer região. É certo que uma região bem representada tem vantagens enormes e, por certo, o trabalho compartilhado deve trazer resultados ainda melhores. Visto que faz parte do processo político a atuação aberta e a articulação constante.
Continua depois da publicidade
ANJ – Você pretende concorrer novamente a prefeito em 2016 ou em outro momento?
Caropreso – Não pretendo. Minha vocação é parlamentar.
ANJ – Você pretende concorrer a deputado federal?
Caropreso – Um dia sim. O Congresso Nacional é sempre o mais alto parlamento, então sempre estará entre os interesses de alguém como eu, que tem vocação.
ANJ -Qual sua expectativa para a votação no segundo turno para presidente?
Caropreso – Acredito que, principalmente, as pessoas eleitas pelo PSDB terão que fazer uma função muito importante no segundo turno para fazer o Aécio presidente. Temos que aproveitar a maré e surfar, pois política é feito assim. Na maré ruim, você não faz nada, mesmo tendo uma prancha boa. Mas, com maré boa e piloto bom, temos que aproveitar. E acho que Aécio tem tudo para ser o próximo presidente da República. Já estamos trabalhando muito para que essa seja a nova realidade do Brasil.